_O Move Mulher Empreendedora levanta a bandeira da emancipação social feminina na Bahia._
As mulheres de negócios de sete cidades do Recôncavo baiano recebem, a partir desta quarta-feira (18), o Move Mulher Empreendedora, um movimento dedicado a promover a emancipação social feminina, traçando um diagnóstico do empreendedorismo feminino local, de maneira participativa. O objetivo é a construção do Plano Estratégico de Desenvolvimento Feminino, Inovação e Negócios para o Estado da Bahia. A primeira cidade a receber o movimento é Cachoeira, às 15h desta quarta (18), no Cine Theatro Cachoeirano.
Na quinta-feira (19), às 10h, é a vez de Conceição do Almeida, no Acarajé da Sara; em seguida, às 15h, tem evento em Cruz das Almas, na Câmara de Vereadores. Às 17 horas do mesmo dia, o Move Mulher estará na Câmara de Vereadores de Governador Mangabeira e, às 19h, na Câmara de Sapeaçu. No dia seguinte (20), São Félix recebe o movimento às 10h e Muritiba, às 14h, nas respectivas casas legislativas municipais. Na capital, o Move Mulher chega, no sábado (21) pela manhã, ao bairro de Caminho de Areia.
“Identificamos que 70% das pessoas desempregadas na pandemia são mulheres e, no Brasil, apenas São Paulo é considerada uma cidade propícia ao empreendedorismo feminino. Vamos mudar essa realidade na Bahia com políticas públicas de capacitação, acesso a crédito e tecnologia”, disse Roberta Caires, coordenadora-geral. “Nosso desafio é formar redes entre elas, para gerar negócios, troca de informações e oportunidades”, completou.
Não importa o tamanho do negócio, as empreendedoras serão ouvidas para mapeamento das necessidades e do potencial do empreendedorismo feminino baiano. De acordo com o Sebrae, a Bahia representa 6% do total de empreendedoras do país, quase 500 mil empreendedoras, 57% delas são chefes de domicílio e 82% ganham até um salário mínimo.
Cada evento dura duas horas, com Oficina de Empreendedorismo, Certificado de Participação, além da apresentação do mini-documentário Move Mulher. O Move Mulher já esteve em outras oito cidades baianas, além de Salvador.
Ascom / Move Mulher