Últimas Notícias

Leão quer bater a primeira estaca da Ponte Salvador-Itaparica em 15 de novembro



Com objetivo de analisar os projetos que estão em andamento no Estado, o Rotary Club da Bahia promoveu ontem (18) um encontro presencial, no Restaurante Casa do Comércio, em Salvador, tendo como palestrante o vice-governador João Leão (PP). O evento contou com as presenças do presidente Tribuna, Walter Pinheiro, da Fecomércio, Carlos Andrade, a ex-secretária de Educação, Anaci Paim, o titular da SEMIT, Samuel Araújo, o deputado estadual Jurandir Oliveira, o presidente da Bahia Pesca, Marcelo Oliveira, associados do Rotary, além de diretores e associados do R.C.Bahia. 

Dentre os temas discutidos, Leão apresentou as grandes obras e projetos estruturantes para o desenvolvimento do Estado, como Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), mineração, polo agroindustrial e bioenergético do Meio São Francisco e Ponte Salvador-Itaparica que terá 12,4 km de extensão, investimento de R$ 5,4 bilhões e estima-se a geração de 7 mil empregos durante a construção. 

“A ponte Salvador – Itaparica ainda não foi iniciada por conta da pandemia. Não podemos deixar 7 mil pessoas trabalhando num canteiro de obras sem as seguranças sanitárias desejadas. Isso seria uma concentração muito grande de trabalhadores e o nosso governo tem muita responsabilidade em não aglomerar nesse momento. Em função da Covid-19, a Bahia caiu nos índices de contaminação, porém temos que ficar atentos a esse comportamento devido a nova cepa, mas a previsão do início das obras está para 15 de novembro, quando pretendemos bater a primeira estaca.” 

Ainda sobre a questão de infraestrutura, Leão falou sobre a FIOL- Ferrovia de Integração Oeste/Leste (trecho entre Ilhéus/BA e Caetité/BA). “Por ali vamos escoar o minério do sul do estado (Caetité e Tanhaçu) e de grãos do oeste baiano, indo ao objetivo de integrar as malhas ferroviárias e melhorar as condições logísticas do país. O investimento atual previsto para as obras dos trechos 1 e 2 da FIOL é de R$ 6,4 bilhões, representando 70 mil pessoas trabalhando em função dos projetos de mineração e quando chegar à cidade de Barreiras esse número cresce para 100 mil pessoas.” 

Para Walter Pinheiro, “rotariano, baiano e amigo do vice-governador João Leão, fico feliz com a iniciativa do Rotary em aqui trazê-lo, para falar de bons projetos para o nosso estado. Leão é um cidadão que eu tenho um prazer de conhecer a algumas décadas e sei dos grandes serviços por ele prestados na Bahia. Um bom pernambucano, mas que veio para projetar o município de Lauro de Freitas, cidades do oeste baiano como Barreiras, Barra e Luís Eduardo Magalhães. Agora temos a Ponte Salvador – Itaparica, que nunca se poderá dizer que não foi João Leão quem a colocou isso pra frente”. 

Já o presidente do Rotary Club da Bahia, Marcos Euzébio, aproveitou para detalhar os projetos desenvolvidos no estado pelo clube e o objetivo da entidade diante dessas ações. “O Rotary Club é uma instituição que não tem fins lucrativos, está presente em mais de 120 países e possui 1,2 mil de associados em todo o mundo, sendo o R.C. Bahia um dos grandes clubes do Brasil. Por isso, convidamos o vice-governador João Leão para aqui falar sobre “A Bahia do Amanhã”, detalhando as medidas que irão mudar o cenário econômico e social do estado.” 




Tribuna da Bahia 

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS