OLIMPÍADAS


quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Em Portugal, governo baiano firma memorando de entendimentos com Associação Empresarial de Santarém

 



As oportunidades de investimento e a transferência de conhecimento e tecnologia entre empresários da região de Santarém, Portugal, e o estado da Bahia foram o foco do encontro, realizado nesta quarta-feira (20), na localidade de Torres Novas, entre a comitiva do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, e os membros da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant). Na oportunidade, a Secretaria do Planejamento da Bahia e a associação empresarial assinaram um memorando de entendimentos com objetivo de fomentar atividades de cooperação entre agentes dos dois países. Em breve, uma comitiva da associação irá à Bahia conhecer as oportunidades de perto.


“Este foi mais um encontro com investidores portugueses dentro da extensa agenda que viemos cumprir aqui em Portugal e na França, com objetivo maior de atrair novos investimentos para a Bahia. É de grande interesse nosso que estes investimentos possam potencializar a industrialização no estado e que Portugal possa torna-se cada vez mais uma porta de entrada para produção exportada da Bahia para a Europa. No mais, a recepção tem sido a melhor possível e temos a certeza de que a promissora relação entre os empresários portugueses e a Bahia sairá daqui mais forte”, avaliou João Leão. 


O potencial da Bahia na geração das energias renováveis, no turismo, na mineração e na indústria foram apresentados, dentre os vários setores com oportunidades de investimento para empresários portugueses no estado. O presidente da Nersant, Domingos Chambel, ressaltou a importância de fortalecer as relações comerciais da região com o estado. 


O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacellar, destacou a estratégia de promoção da atividade. "Um dos eixos do plano de retomada do turismo na Bahia é a promoção dos nossos destinos, nos mercados nacional e internacional. Nessa missão em Portugal, divulgamos as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, com a apresentação de oportunidades de negócios no setor. Buscamos atrair mais turistas e novos investimentos portugueses para o estado”.


A Nersant é uma associação empresarial que tem como missão estimular o desenvolvimento das atividades econômicas da região de Santarém. A instituição conta com cerca de 3 mil associados, dentre os quais, as maiores empresas do distrito. 


Integram a comitiva, além do vice-governador e do secretário estadual de turismo, o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo Fagundes, o deputado estadual Eduardo Salles, presidente da Frente Parlamentar do Setor Produtivo, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e o diretor de Planejamento Territorial da Seplan, Herbert Oliveira.


*Agenda*


Ainda nesta quarta-feira os representantes do governo baiano estiveram numa audiência com o presidente do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, António Guerreiro de Brito e o coordenador de Viticultura do Instituto, professor Carlos Lopes, em Tapada da Ajuda, Lisboa. Na ocasião foram apresentados o potencial da Bahia em suas diversas áreas, sobretudo a vocação vitivinícola e de enoturismo das regiões do Vale do São Francisco, Médio São Francisco e Chapada Diamantina. 


Como resultado da proposta de cooperação técnica entre o Governo da Bahia, a Univasf e o Instituto da Universidade de Lisboa com intuito de fortalecer o projeto da Fazenda Escola Modelo de Barra, ficou acertada uma visita do Professor Carlos Lopes à Bahia, a fim de conhecer a região com vistas à possível implantação de um curso de Viticultura na Escola. 


A cooperação internacional entre Portugal e a Bahia foi discutida também nesta quarta-feira numa reunião entra a comitiva baiana e o embaixador do Brasil em Portugal, Carlos Alberto Simas Magalhães. 


Enviado ao PIRÔPO NEWS por  Ascom/Seplan_

Nenhum comentário:

Postar um comentário