Últimas Notícias

PIROPO NEWS

Salvador tem cinco vezes mais chuva do que o esperado para dezembro; Na cidade de Nazaré e em todo Recôncavo não foi diferente ( VEJA )


Salvador tem cinco vezes mais chuva do que o esperado para dezembro

Salvador já acumula 250 milímetros de chuva até a última sexta-feira (24), cinco vezes mais do que o volume esperado para todo o mês. A confirmação foi feita por Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

 

No sábado (25), até as 11h, o órgão recebeu recebeu 6 solicitações, referentes a alagamentos, ameaças de deslizamento, quedas de árvore, desabamento de casa e um deslizamento de terra. Apesar do susto e dos danos, não há registro de feridos e desalojados, até o momento.

 

De acordo com a Defesa Civil, nas últimas 72 horas os bairros com maior acumulado de chuva foram Pau da Lima (121 milímetros), Mirante de Periperi (119,6 milímetros), Sete de Abril e Bosque Real (119,2 milímetros) e Castelo Branco (115,6 milímetros).

 

A previsão é de que haja mais chuva moderada, acompanhada por trovoadas, pelo menos até domingo (26) em Salvador, com risco de eventos significativos, como deslizamentos e desabamentos. Moradores podem acionar a Codesal a qualquer momento, ligando gratuitamente para o número 199.

 

Ainda conforme a Defesa Civil, a possibilidade é que chova em Salvador 30% a mais do que o esperado ao longo do verão 2021/2022, estação que se iniciou na última terça-feira (21) e se estende até 20 de março de 2022. O período será marcado pelos impactos do fenômeno La Niña e por temperaturas altas, com chuvas intensas ao longo do trimestre.



SITUAÇÃO NO RECÔNCAVO 



Já em Nazaré no Recôncavo Baiano o Rio Jaguaripe transbordou, alagando ruas, avenidas, atingindo residências e até repartições públicas; A força das águas foi uma das maiores registradas em 2021; Devido chover com intensidade em outras cidades por onde passa o Rio Jaguaripe, a cidade de Nazaré é uma das mais atingida, pois tem uma orla extensa , sendo que Rio passa pelo meio do centro  da cidade.

A Defesa Civil de Nazaré, registrou diversas ocorrências e a prefeita do município Eunice Soares Barreto Peixoto, disponibilizou diversas secretarias de governo para dar suporte a população, escolas foram abertas como ponto de apoio. Em Muniz Ferreira, também no Recôncavo não foi diferente, o Rio Jaguaripe invadiu a orla e o Prefeito Professor Gileno, disponibilizou escolas e mobilizou equipes para dar total suporte a possíveis desabrigados.

Em Santo Antônio de Jesus, a Defesa Civil esteve nas ruas, atendendo a população mais vulnerável, foi registrado alguns  deslizamentos de terra, sem vítimas fatais.

Em Jaguaripe, a situação não foi diferente e a gestão está atenta e segue trabalhando para atender a população.

Em Aratuípe o volume de chuvas, também assustou moradores e a previsão de chuvas continua no Recôncavo, segundo o Clima Tempo.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
PIROPO NEWS
header ads
header ads
header ads