Últimas Notícias

Lula aguarda aliados e pretende anunciar chapa até março, diz jornal

Lula aguarda aliados e pretende anunciar chapa até março, diz jornal

O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pretende sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto entre fevereiro e março. Primeira opção do Partido dos Trabalhadores (PT) para suceder Jair Bolsonaro no comando do país, o ex-metalúrgico conta com o apoio imediato não só da sigla que integra como também de outras legendas, como o PSB e o PCdoB.

 

"Seria importante fazermos o anúncio da candidatura já com apoios", afirma a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. 

 

Conforme noticiou o jornal O Globo, o anúncio precoce de uma aliança para a eleição de novembro ainda depende, porém, de negociações. Os partidos envolvidos têm a opção de formar uma federação partidária, junto com o PV. 

 

O vice de Lula no pleito também pode ser anunciado no lançamento da pré-candidatura. O ex-tucano Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, é o mais cotado para a vaga. 

 

Ainda de acordo com a publicação, caso a união entre os partidos seja aprovada, os palanques de Lula nos estados estariam definidos com base nas escolhas da federação.

 

Segundo a regra, partidos federados só podem ter um candidato em cada disputa. O PSB tem exigido contrapartidas do PT com o apoio a postulantes a governador em seis estados. Um dos principais entraves está em São Paulo, onde o ex-governador Márcio França (PSB) e o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) têm se colocado como pré-candidatos.

 

Há a expectativa de que, no período em que se encerra o prazo para as convenções partidárias (20 de julho e 5 de agosto), o grupo petista atraia partidos menores para a composição do arco de alianças, como o Solidariedade e o Avante. Eles, assim como o PSD e o MDB, podem apoiar o PT no modelo tradicional de coligação.

 

Lula deve retomar as viagens pelo país no primeiro trimestre, após exames de check-up. Os destinos, bem como o marqueteiro que vai comandar a campanha ainda não foram definidos.

 

O programa de governo começará a ser elaborado após o anúncio da pré-candidatura. A presidente Gleisi Hoffmann diz que haverá conversas com os aliados para definir exatamente qual o conjunto de propostas que será apresentado na campanha eleitoral.

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS