Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Resumo da trajetória do Campeão Mundial de Karatê Marcius Pirôpo



RESUMO DA NOSSA HISTÓRIA NAS ARTES MARCIAIS 

Pirôpo aos 14 anos no seu quarto,
comemorando Ouro da Copa Baiana


Marcius Mateus dos Santos Pirôpo 43 anos , conheceu o karatê aos 5 anos, em 1983 na Escola Gênius no Bairro de Pernambués em Salvador BA.

Na época o professor era seu vizinho Cristovão Aguiar, vinculado a Federação de Pugilismo na época, logo em seguida ASKACA Associação de Karatê do Cabula do próprio Sensei Cristovão , filiado na FBK, CBK.

Ainda na  infância , treinou na ASKAPE  Associação de Karatê de Pernambués , em seguida retornou para a ASKACA, Associação de Karatê do Cabula , no Dojô na Escola Ordem e Progresso, escola onde estudou maior parte de sua infância, e lá  com o instrutor Mirlano Carvalho faixa marrom , e Pirôpo  faixa vermelha , conquistando a laranja e a verde com Mirlano. O Dojô da Escola Ordem e Progresso se tornou o IMPACTO KARATÊ CLUBE, hoje referência do Karatê na Bahia.

Nesse tempo Pirôpo também treinava Full Contact com André Leite  e  Tae Kwon do na Pituba, com o mestre Átila Torres , Pirôpo chegou a ser vice-campeão baiano de Tae Kwon do e campeão de corrida rústica tudo isso em 1996.

Voltando ao Karatê na  faixa verde Pirôpo se mudou de bairro e teve que sair da Escola Ordem e Progresso e mesmo assim, voltou a treinar na ASKACA com seu primeiro sensei Cristovão Aguiar, conquistando a faixa roxa.

Na mudança da capital para o interior do estado, Pirôpo treinou em Itapetinga em 1999 até 2001, conquistando títulos estaduais importantes, em 2001, treinou Karatê, jiu-jitsu e kickboxing em Sergipe, conquistando o título de vice-campeão de Vale Tudo no Ginásio Constâncio Vieira em Aracajú, com 8 mil pagantes para assistir as lutas. Pirôpo assumiu o treinamento de defesa pessoal da Guarda-Municipal de Estância Sergipe, nomeado pelo então prefeito Bento. Pirôpo também lecionava para as Polícias civil e militar.

Em 2008, Pirôpo foi morar em Santo Antônio de Jesus e começou a lecionar Karatê como monitor no Dojô do sensei Dilson de Madeira, em 2009 começou a trabalhar na imprensa, divulgando os esportes, até chegar aos dias de hoje na potência do site PIRÔPO NEWS,  e na época  em 2010 já faixa preta, começou carreira solo, passando por diversas federações e confederações.

Até chegar ao título de campeão mundial a trajetória foi longa, diversos estados e diversos países a exemplo do Paraguaim, Argentina , Espanha e Itália.

Pirôpo passou em 1° lugar para estudar (História), mas amante dos esporte preferiu  Educação Física e teve seu mestrado pela FACEI Faculdade Einsten, reconhecida pelo MEC e conquistou o título de Doutor Honoris Causa em Artes marciais, pela Universidade da Flórida - EUA, entrando para o Livro Grandes Mestres das Artes marciais do Brasil.

Entre todos os desafios o peso, variando entre 72 kg chegando a 120kg.


Veja principais títulos:


Em 2015 Pirôpo conquistou o título de Campeão Brasileiro CNK no Rio de Janeiro, com direito a entrevista no SBT, tendo total apoio do Colégio Novo Espaço.


Rio de Janeiro- Campeão Brasileiro

 Tocantins  - vice-campeão nacional 

Mato Grosso - Campeão Nacional 

Sergipe- Bronze Nacional 

Paraná- Seletiva mundial  

Campina Grande - Paraíba , conquista  do terceiro título nacional Trí-campeão Brasileiro 

São Paulo - Destaque do Esporte Nacional ( Medalha de honra na Assembléia Legislativa)

Brasília - Destaque do Esporte Nacional (Ministério dos Esportes)

Ceará- Vice-campeão Norte Nordeste

Pará- Vice-campeão Brasileiro

Maranhão- Campeão Norte Nordeste 

Itália - Campeão Mundial em 2019, representando a Bahia e  o Brasil

Piropo campeão de karatê, na final aplaudido pela torcida



Marcius Mateus Piropo / kickboxing / karatê


Pirôpo é formado Faixa Preta 4° dan em Kickboxing com diploma nacional e internacional


em 2001, lecionando Defesa Pessoal, para Polícia civil, Militar e Guarda municipal, nomeado pelo 
prefeito de Estância Sr Bento. 







Marcius Pirôpo foi recebido por 5 vezes em Carro Aberto do Corpo de Bombeiros com batedores da Polícia Militar em Santo Antônio de Jesus, sendo orgulho para a cidade e exemplo para os jovens, que tudo é possível, quando se treina, estuda e esforça o máximo.








O título mundial foi com o apoio da Muniz FM, e da então presidente da Câmara de Muniz Ferreira Meire Mota, Colégio Novo Espaço , Escola Municipal ELEM e pequenas colaborações de alguns prefeitos na época Wellington e Rogério Andrade. 

Além de uma carreira sólida como atleta e professor, Pirôpo também se destacou como promotor de eventos, realizando a   maior Copa de Karatê  da Bahia em 2014, com uma moto 0km para o presidente do Clube campeão, arquibancada com 1.500 telespectadores.


A maior conquista de Pirôpo, foi ver seus alunos também conquistando títulos importantes, com 20 anos lecionando karatê, foram vários alunos com títulos estaduais, nacionais e internacionais.

O maior sucesso da carreira, não foram os próprios títulos e sim,  formar cidadões através do esporte educacional. Vale lembrar que na cidade de Amargosa em 2011, Pirôpo tinha mais de 300 alunos, no quadro da Secretaria Municipal de Educação, alunos da rede.

Durante 10 anos lecionando Karatê na AABB SAJ, Pirôpo revelou inúmeros campeões.

Com a chegada da pandemia Pirôpo fechou a academia e já está programando um grande retorno em 2022, com novas turmas, para continuar o legado, transformando vidas através do esporte.

Vídeo: Aula com Professor Piropo , Amargosa 2011

Vídeo: Medalhistas no brasileiro de Karatê , alunos do Professor Pirôpo recebidos com festa em Santo Antônio de Jesus 2019.

sempre destaque na imprensa 

Pirôpo sempre se dedicou para que seus alunos também tivessem bons resultados 
Foto da turma de 2017, campeões baiano SAJ 3° lugar geral.


 




















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS