Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

‘PL do Veneno’: Câmara aprova projeto que facilita autorização de agrotóxicos

Ruralistas dizem que projeto 'moderniza' e dá 'mais transparência' ao tema; oposição fala em 'PL do Veneno'

Foto: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou a urgência de um projeto de lei que flexibiliza o controle e a aprovação de agrotóxicos no Brasil. Na prática, o requerimento acelera a votação da proposta.

Após a aprovação da urgência, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abriu de imediato a discussão do mérito do texto – isso gerou protesto de parlamentares contrários ao PL, já que a votação não estava prevista.


Apresentado em 2002, o projeto é alvo de críticas de ambientalistas, que apelidam o texto de “PL do Veneno”. A bancada ruralista defende que as mudanças irão “modernizar” e dar “mais transparência” na aprovação das substâncias.


E o que diz o ‘PL do Veneno’?


A última versão do parecer foi aprovada em 2018. Atualmente, o registro dos agrotóxicos é feito por três órgãos: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério da Agricultura. Pela proposta de 2018, a decisão passaria a ser exclusiva do Ministério da Agricultura. Na visão de críticos, a mudança enfraquece a análise dos registros do ponto de vista da saúde e do meio ambiente.




G1




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS