Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

OMS afirma que surto de varíola dos macacos pode ser 'ponta do iceberg'


OMS afirma que surto de varíola dos macacos pode ser 'ponta do iceberg'

O surto de varíola dos macacos em países não endêmicos pode ser a “ponta do iceberg”, conforme explica a diretora de Preparação Global para Riscos da Organização Mundial de Saúde (OMS).De acordo com o Global.health Monkeypox, que monitora os números da doença em cada nação, já foram registrados 401 casos da doença em 21 países.

 

A diretora prevê um aumento ainda maior no número de casos nos próximos dias. “Ainda estamos no início deste evento”, disse. “Sabemos que haverá mais casos nos próximos dias”. Apesar do aumento, Briand diz que não há motivo para “pânico”. “Não é uma doença que deve preocupar o público geral. Não é a Covid nem outra doença que se expande rápido”, afirmou. A diretora avalia que o momento atual possibilita uma oportunidade maior de prevenção à disseminação.

 

“Acreditamos que, se adotarmos as medidas corretas agora, podemos contê-la facilmente”, disse. A doença pode ser controlada com medidas como boa higiene e comportamento sexual seguro. Embora não exista vacina direcionada especificamente contra a variante, estudos clínicos demonstraram que o imunizante para a prevenção contra a varíola tem 85% de eficácia na prevenção contra o vírus causador da doença. Esse é o pior surto fora da África, local onde a doença já é considerada endêmica.  A maioria dos casos confirmados até agora não está ligada a viagens ao continente africano.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS