Últimas Notícias

Bolsonaro vai à Flórida abrir vice-consulado em ação incomum; Itamaraty não detalha custos




Depois de conversar com Joe Biden em Los Angeles, na Califórnia, às margens da Cúpula das Américas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vai cruzar os Estados Unidos para encontrar apoiadores e inaugurar neste sábado (11) um vice-consulado brasileiro em Orlando, na Flórida --um de seus redutos eleitorais no país.
 

A representação diplomática é uma demanda antiga. Brasileiros que moram na região hoje precisam se deslocar a Miami para o atendimento --de carro, o trajeto é feito em ao menos quatro horas. Diplomatas ouvidos pela reportagem destacam que não é comum um presidente viajar exclusivamente para a inauguração de um vice-consulado, que tem atribuições meramente burocráticas.
 

Procurado, o Itamaraty não informou qual foi o valor investido para a nova estrutura de Orlando nem quantos funcionários ela terá. O órgão se limitou a enviar uma nota na qual afirma que a representação levará para mais perto dos cidadãos do Brasil serviços consulares fundamentais --documentos de viagem, registros civis e procurações.
 

"Incrementará, ainda, a prestação de assistência consular emergencial às centenas de milhares de turistas brasileiros que visitam a região todos os anos", diz trecho do comunicado. O país tem dez consulados-gerais nos EUA hoje, e o Itamaraty tampouco informou quanto eles custam aos cofres públicos.
 

A Flórida, com vários parques de diversão, é um dos principais destinos turísticos dos EUA --cerca de 800 mil turistas brasileiros visitavam a região a cada ano antes da pandemia. Além dos viajantes, o estado americano vem atraindo cada vez mais a diáspora para residência. Já são cerca de 470 mil, dos quais mais de 180 mil moram na região de Orlando.
 

Reduto de brasileiros, a cidade é uma região importante para as ambições políticas do presidente, que neste ano buscará a reeleição. Em 2018, Bolsonaro conquistou 91% dos votos em Miami no segundo turno disputado contra Fernando Haddad (PT).
 

Não à toa o presidente deve aproveitar a viagem para se encontrar com apoiadores. A agenda coincide com o 1º Congresso Conservador Brasileiro da Flórida, evento que terá a presença do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos e de Roberto Jefferson, presidente do PTB.
 

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do presidente, chegou a gravar um vídeo de apoio ao encontro, organizado pelo grupo de direita Yes Brazil USA. Bolsonaro concedeu indulto a Silveira após o deputado ter sido condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal --além de multa e perda dos direitos políticos.
 

O presidente também esteve em Miami em março de 2020. À época, se encontrou com apoiadores e os incitou contra o sistema eleitoral brasileiro dizendo, sem provas, ter havido fraude no pleito de 2018.
 

O presidente viajou aos EUA nesta semana na quinta-feira (9), onde participou da Cúpula das Américas em Los Angeles e teve a primeira conversa com o democrata Joe Biden. Ao final do evento, viajaria cerca de 3.500 quilômetros para a inauguração do vice-consulado que, numa primeira fase, processará autorizações de retorno ao Brasil e de viagens de menores, além de concessão de passaporte.
 

O vice-consulado deve atender um público equivalente a 40% da comunidade brasileira do estado da Flórida. Estima-se que o posto produzirá cerca de 9.000 passaportes e quase 3.000 procurações por ano.
 

Os brasileiros, contudo, continuarão podendo demandar qualquer serviço consular junto ao consulado-geral em Miami, que também ficará responsável pelas áreas de promoção comercial, cultural, de ciência e tecnologia e cooperação acadêmica.
 

O vice-consulado em Orlando é o primeiro de um pacote de cinco aberturas anunciadas em janeiro pelo Itamaraty. As outras quatro são os consulados-gerais em Marselha (França), Edimburgo (Escócia) e Chengdu (China) e o vice-consulado em Cusco (Peru).


por Folhapress

Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS