Além do caso confirmado da varíola do macaco, há outros 14 considerados suspeitos no estado.
![]() |
Reprodução/ Getty Imagens |
O estado do Ceará confirmou nesta quarta-feira (29) o primeiro caso de varíola do macaco. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado (Sesa), o paciente é brasileiro, tem 35 anos, e reside na cidade de Fortaleza.
Ainda de acordo com a pasta, o homem tem histórico de viagem em São Paulo e Rio de Janeiro, capitais que também já confirmaram casos da varíola. Além do primeiro caso confirmado no estado, o Ceará já notificou, até o momento, 14 outros suspeitos.
Dois deles já foram descartados pelos órgãos de saúde em Fortaleza e Maracanaú. O restante ainda está sendo analisado. Só na capital cearense são outros quatro suspeitos. Cedro, Caucaia, Caridade, Russas, São Gonçalo do Amarante e Ocara, tem um caso em análise cada.
Brasil
Com o caso do Ceará, o Brasil já conta com 21 confirmações da doença. O país também já registra a transmissão comunitária, quando pacientes contaminados não viajaram para países onde há histórico da doença, tampouco contato com outros contaminados, sendo impossível saber como se deu a transmissão.
Os primeiros casos da varíola do macaco foram registrados em meados de maio deste ano, na Europa. Rapidamente, países de outros continentes, como foi o caso do Brasil, começaram a identificar pessoas infectadas. Logo, a doença se transformou em um surto global, assim como o novo coronavírus.
Segundo a última atualização da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada na última segunda-feira (27), já são 3.413 diagnósticos em 50 países.
BNews