Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Autoridades de saúde acompanham dois casos confirmados de 'vaca louca' na Bahia


Autoridades de saúde acompanham dois casos confirmados de 'vaca louca' na Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) acompanha dois casos confirmados da Doença de Creutzfeld-Jakob, conhecida popularmente como "doença da vaca louca". Segundo a pasta, ambos os registros são de pessoas residentes em Salvador e os pacientes estão internados em unidades hospitalares da capital. 

 

As ocorrências, de acordo com a Sesab, foram informadas ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Bahia) no último dia 6 de outubro. 

 

Apenas neste ano, foram confirmados na Bahia cinco casos da doença, todos em moradores da capital. Destes, dois estão internados, dois foram a óbito e um está sendo investigado.

 

No ano passado foram três casos confirmados, um de um residente em Salvador, um de Simões Filho e outro em Serrolândia. Destes casos, dois foram a óbito e o terceiro a situação do paciente está em investigação pela Vigilância Epidemiológica.

 

Considerada como rara, a doença acomete o cérebro de bovinos adultos. Aos seres humanos ela pode ser transmitida através do consumo de carne contaminada e ocasionar em morte. 

 

A "doença da vaca louca" tem como principal sintoma a rápida deterioração mental (em apenas poucos meses) e pode fazer com que algumas pessoas que estejam infectadas entrem em coma.

 

O Brasil é considerado como um território de risco insignificante para o agravo, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Nas últimas décadas alguns casos isolados, devidamente controlados e eliminados, foram identificados no país. A última epidemia foi vista nos anos 2000, na Grã-Bretanha e no Japão.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS