Últimas Notícias

CNT/MDA: Pesquisa indica empate técnico entre Lula e Bolsonaro


CNT/MDA: Pesquisa indica empate técnico entre Lula e Bolsonaro

Uma pesquisa divulgada neste sábado (29) pelo Instituto MDA, a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem 51,1% das intenções de votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 48,9%. A margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou menos. Com isso, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados, a um dia do 2º Turno das eleições.


A pesquisa demonstra que Lula caiu 2,4 pontos percentuais desde o último levantamento do instituto, divulgado em 17 de outubro, enquanto Bolsonaro cresceu 2,4 pontos, nas intenções para votos válidos. As variações ocorreram fora da margem de erro. A pesquisa foi realizada de 26 a 28 de outubro de forma presencial com 2002 pessoas, a um custo de R$ 168 mil. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o código BR-01820/2022.


Nos votos totais, quando são considerados os brancos, nulos e indecisos, Bolsonaro cresceu três pontos, e Lula oscilou para baixo. Ambos empatam tecnicamente neste cenário: o ex-presidente tem 46,9% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro fica com 44,9%. Outros 5,6% indicaram voto branco, nulo ou que não iriam comparecer às urnas, e 2,6% ainda se mostram indecisos.


O Instituto MDA também fez apuração de votos espontâneos — quando os entrevistados não são questionados diretamente com a menção ao nome dos concorrentes. Também há empate neste caso. Lula tem 45,5% das intenções, enquanto Bolsonaro obtém apoio de 44,1% dos entrevistados. Outros 5,8% apontam voto branco, nulo ou dizem que não irão votar, e 4,6% se disseram indecisos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
PIROPO NEWS