Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Evento gratuito reúne arte, música e literatura na Casa do Benin

Foto: Lucas Moura/Secom

 

Até o próximo sábado (22), a Casa do Benin recebe o evento Odu: Xirê de Artes Negras, promovido pelo grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) do Instituto de Letras da Ufba. A feira artística foi criada com o intuito de unir vozes, discutir e compartilhar vivências negras nos diversos campos da arte. Nesta quarta edição tem como tema: "Pedagogingas" - uma referência ao cantor e compositor Thiago Elniño.

 

Nesta quinta-feira (20), o espaço contou com a realização de duas oficinas e de um sarau poético, que envolveram alunos do Colégio Estadual Marquês de Maricá. Vinte alunos participaram da oficina de colagem realizada pelo artista visual Igor Aquino, conhecido como Astronauta de Mármore. Outros 20 jovens participaram da oficina de Escrita Criativa, conduzida pela professora e pós-doutora em Literatura Brasileira, Lívia Natália.

 

A estudante Elisa Barbosa, de 18 anos, fez o desenho de um corpo humano e cobriu com a colagem de diversas palavras. “Eu tive essa ideia para reforçar a influência da comunicação sobre o ser humano na atualidade. Gostei muito da oficina, nos divertimos bastante”, disse.

 

Igor Aquino disse ter ficado muito feliz com o convite para trazer a técnica para os estudantes. “A gente vê pouco sobre a colagem, apesar de ser algo que a gente aprende desde pequeno. Então a proposta é trazer isso, contar uma história nova, trazer uma realidade nova para aquilo que já existe, usando a criatividade, a esperança, algo que a gente tem. No final das contas, a vida é uma grande colagem”, opinou.

 

Tutora do PET Letras, a professora Lívia Natália ressaltou a importância de manter uma conexão entre a Universidade, a escola pública e a Casa do Benin, que é um espaço cultural aberto ao público. Além disso, ela frisou a possibilidade de mostrar aos alunos que o texto pode ser criado a partir de qualquer lugar e a partir de elementos que fazem parte do dia a dia deles.

 

Amanhã (21) haverá uma batalha de rap, às 10h30, com o tema Giros de Debate da Odú: Djonga, Emicida e Rico Dalasam: Diálogos em Espiral Através da Música e Literatura e um movimento hip-hop às 13h30. O encerramento contará com a apresentação de voz e violão feita por Gigi Freitas. A programação completa do evento pode ser conferida no Instagram @casadobenin.

 

Presencial – Depois de dois anos acontecendo de forma remota, em decorrência da pandemia da Covid-19, o Odu: Xirê de Artes Negras retornou este ano ao formato presencial promovendo o encontro entre nomes relevantes da música, literatura, teatro e artes visuais negras na Bahia, bem como novos expoentes que estão em busca de visibilidade e consolidação de suas carreiras.

 

Todas as atividades, divididas entre oficinas, rodas de conversa, pocket shows, sarau, batalha de freestyle e clube de leitura, são de acesso gratuito e os horários são distribuídos durante os turnos matutino e vespertino.

 

Grande parte das atrações ocorre na Casa do Benin, situada na Rua Padre Agostinho Gomes, perto do Taboão, no Pelourinho. O Espaço Cultural possui importante acervo artístico e cultural afro-brasileiro e é administrado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) para a valorização das relações culturais afro-brasileiras.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS