Últimas Notícias

CAFÉ COM PIRÔPO: A LUTA CONTRA O RACISMO E O APOIO A REPARAÇÃO

 




Que a luta contra o racismo, sejam os 12 meses do ano e não apenas no mês de novembro; Que possamos refletir no passado sombrio escrito por nossos ancestrais, quando num passado não tão distante, escravizaram nossos irmãos africanos.

Teólogos escravocratas da antiguidade usaram a própria bíblia para justificar o racismo, usando trechos de passagens bíblicas para insinuar "castigos divinos" ao povo negro; A exemplo quando usam a tal "marca de Caim" ou até mesmo quando Noé diz que Canaã seria escravo de seus irmãos, com tais "teólogos", insisuando que a África seria a tal Canaã amaldiçoada. Não são apenas diversas passagens bíblicas interpretadas por racistas que levaram a humanidade a cometer atrocidades com nossos irmãos africanos; A maldade dos homens e mulheres sem caráter, sem escrúpulos, fizeram de nosso passado algo vergonhoso, desumano e cruel.

E ainda hoje é possível presenciar esse ódio, essa crueldade quando "cristãos" endemonizam as religiões de Matriz Africana.

Como ser humano sinto vergonha de nossa história, me pergunto sempre: Como pode um ser humano escravizar outro ser humano ?

A Lei Áurea de nº 3.353, sancionada pela Princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, em13 de maio de 1888, foi uma grande conquista para nossos irmãos escravizados na época e ao mesmo tempo foi o começo de muito sofrimento, sem direitos trabalhistas, sem acolhimento, sem perspectiva e abandonados a própria sorte; Por esse motivo é preciso reforçar a REPARAÇÃO, para assim combatermos as desigualdades sociais, a exemplo da garantia das quotas nas universidades sendo uma luta de brancos e negros consciêntes dos horrores vividos por nossos irmãos africanos em solo brasileiro.

Reparar é Construir pontes que aproximem as realidades de brancos e negros no Brasil e esse é um desafio monumental da engenharia social e econômica.

Nossos irmãos índios também precisam de nosso apoio e breve voltaremos com mais um Café com Pirôpo, para abordar a luta dos povos indígenas.



Texto: Marcius Pirôpo, Delegado Defensor dos Direitos Humanos.

Veja nossa cerimônia de posse nos Direitos Humanos





Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS