Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Projeto Educacional inovador é destaque na cidade de Nazaré

 



No dia 18 de novembro de 2022 foi realizado a culminância do projeto de matemática, intitulado por: O dia D da matemática no Xande: Você agente pesquisador. 

O projeto nasceu com o objetivo de estabelecer um elo entre o conteúdo matemático trabalhado em sala e a “vida real”, uma excelente estratégia para desmistificar aquelas falas comumente ditas pelos discentes: “Por que estudar isso?”, “Esse assunto não serve para nada?”, “Como uso isso em minha vida?”, entre outras. Estávamos estudando Estatística e 2022, ano corrente, é ano de Censo Demográfico, então, nada mais justo do que permitir que os discentes realizassem, no decorrer das aulas, um estudo de caso que permitisse utilizar o conhecimento teórico, adquirido decorrer das aulas, para algo palpável, problemáticas do nosso cotidiano. Para tanto, sugerimos que eles se tornassem os “agentes” por um  dia. Nasce o “aluno pesquisador”! Então, após ser trabalhado em sala o conceito e a importância do censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a importância da pesquisa, a diferença entre dados amostrais e populacionais, diferença entre dados quantitativos e qualitativos, análise estatística dos dados, tabulação, entre outros, decidimos iniciar a pesquisa de campo.  Então, qual seria o objeto de estudo? Como a pesquisa de campo ocorreria no horário das aulas de matemática e, exclusivamente, dentro da escola, os alunos sugeriram entrevistar a turma do 6 ano. Ao pensarmos no principal ponto de análise da pesquisa, decidimos quantificar os discentes da série em questão que não conseguiam realizar as quatro operações matemáticas fundamentais e que apresentam dificuldades em leitura e compreensão dos problemas matemáticos. Para isso, foi confeccionado pelo discentes do 9 ano um questionário investigado que permitia, dentre as informações acima, conhecer a média de idade dos discentes entrevistados, a escola de origem, constatar se o discente estudou no período da pandemia através de videoaula ou apostila, com ou sem ajuda dos familiares, entre outras. Após a pesquisa de campo, os “alunos pesquisadores” tabularam os resultados, construíram gráficos e analisaram as informações. Então, além de apresentar valores, realizaram um dia de tutoria onde ajudaram os discentes do 6 ano a resolver 10  problemas de matemática relacionados as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão). Ao final da tutoria os discentes do 6 ano foram conhecer alguns jogos matemáticos confeccionados, com material reciclado, pelo 9 ano, expostos nas salas, e puderam participar de dinâmicas: torta na cara, estoura balão, arremesso de dardos, entre outros. Foi um dia único, não apenas para os nossos discentes, mas para nossa escola!

Finalizou a coordenadora Rita Maia em contato com nossa redação do site PIRÔPO NEWS BAHIA.

A Diretora Rita e toda equipe da escola municipalizada Dr Alexandre Bittencourt tem se destacado no ensino de qualidade e vale destacar que a escola já teve alunos premiados pelo MEC na Olimpíada Brasileira de Matemática.

A Prefeita Eunice Barreto Peixoto e  a Secretária de Educação Professora Isleide Embiruçu, não medem esforços para ofertar uma Educação de qualidade, com autonomia aos educadores, valorização da categoria e todo suporte através da SEMED.

Vale ressaltar que em Nazaré transporte escolar é  eficiente com aumento da frota, merenda escolar é com acompanhamento nutricional e salas são climatizadas, com escolas  municipais reformadas, ampliadas, com profissionais capacitados e dedicados com os estudantes nazarenos.




















Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS