Últimas Notícias

Projeto Educacional inovador é destaque na cidade de Nazaré

 



No dia 18 de novembro de 2022 foi realizado a culminância do projeto de matemática, intitulado por: O dia D da matemática no Xande: Você agente pesquisador. 

O projeto nasceu com o objetivo de estabelecer um elo entre o conteúdo matemático trabalhado em sala e a “vida real”, uma excelente estratégia para desmistificar aquelas falas comumente ditas pelos discentes: “Por que estudar isso?”, “Esse assunto não serve para nada?”, “Como uso isso em minha vida?”, entre outras. Estávamos estudando Estatística e 2022, ano corrente, é ano de Censo Demográfico, então, nada mais justo do que permitir que os discentes realizassem, no decorrer das aulas, um estudo de caso que permitisse utilizar o conhecimento teórico, adquirido decorrer das aulas, para algo palpável, problemáticas do nosso cotidiano. Para tanto, sugerimos que eles se tornassem os “agentes” por um  dia. Nasce o “aluno pesquisador”! Então, após ser trabalhado em sala o conceito e a importância do censo demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a importância da pesquisa, a diferença entre dados amostrais e populacionais, diferença entre dados quantitativos e qualitativos, análise estatística dos dados, tabulação, entre outros, decidimos iniciar a pesquisa de campo.  Então, qual seria o objeto de estudo? Como a pesquisa de campo ocorreria no horário das aulas de matemática e, exclusivamente, dentro da escola, os alunos sugeriram entrevistar a turma do 6 ano. Ao pensarmos no principal ponto de análise da pesquisa, decidimos quantificar os discentes da série em questão que não conseguiam realizar as quatro operações matemáticas fundamentais e que apresentam dificuldades em leitura e compreensão dos problemas matemáticos. Para isso, foi confeccionado pelo discentes do 9 ano um questionário investigado que permitia, dentre as informações acima, conhecer a média de idade dos discentes entrevistados, a escola de origem, constatar se o discente estudou no período da pandemia através de videoaula ou apostila, com ou sem ajuda dos familiares, entre outras. Após a pesquisa de campo, os “alunos pesquisadores” tabularam os resultados, construíram gráficos e analisaram as informações. Então, além de apresentar valores, realizaram um dia de tutoria onde ajudaram os discentes do 6 ano a resolver 10  problemas de matemática relacionados as quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão). Ao final da tutoria os discentes do 6 ano foram conhecer alguns jogos matemáticos confeccionados, com material reciclado, pelo 9 ano, expostos nas salas, e puderam participar de dinâmicas: torta na cara, estoura balão, arremesso de dardos, entre outros. Foi um dia único, não apenas para os nossos discentes, mas para nossa escola!

Finalizou a coordenadora Rita Maia em contato com nossa redação do site PIRÔPO NEWS BAHIA.

A Diretora Rita e toda equipe da escola municipalizada Dr Alexandre Bittencourt tem se destacado no ensino de qualidade e vale destacar que a escola já teve alunos premiados pelo MEC na Olimpíada Brasileira de Matemática.

A Prefeita Eunice Barreto Peixoto e  a Secretária de Educação Professora Isleide Embiruçu, não medem esforços para ofertar uma Educação de qualidade, com autonomia aos educadores, valorização da categoria e todo suporte através da SEMED.

Vale ressaltar que em Nazaré transporte escolar é  eficiente com aumento da frota, merenda escolar é com acompanhamento nutricional e salas são climatizadas, com escolas  municipais reformadas, ampliadas, com profissionais capacitados e dedicados com os estudantes nazarenos.




















Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS