Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Carta Aberta ao Povo Nazareno

 


Caro povo nazareno,

Minha terra morena, eu venho aqui, mais uma vez, como um munícipe e amante da minha terra para relembrar alguns pontos e refletir outros.

Em 2009 houve uma enchente na qual a Ponte Eunápio Peltier de Queiroz foi uma das grandes afetadas, na época havia o temor que a referida desabasse com a força das águas, posteriormente vieram algumas cheias que também causaram temor. Quantas vezes eu ouvi “essa ponte não vai aguentar”? Com certeza muitos de vocês proferiram tal frase ou ouviram também. No final das contas, nada foi feito para reparar e/ou fiscalizar a ponte em questão. E foi assim durante o mandato do ex gestor. Nada foi feito.

Lembro de quando passavam caminhões e carretas; ou mesmo os trios durante as festas da Semana Santa, a nossa tradicional Feira de Caxixis, e muitos tinham medo do peso que era exercido na ponte, a qual já mostrava rachaduras por baixo e a corrosão. Nada foi feito.

Recordo da “Feira Velha”, a qual era motivo de reclamação por parte dos munícipes mediante a caótica situação que estava. O novo Centro de Abastecimentos, conhecida como “Feira Nova”, estava pronta, porém foi preciso uma intervenção para que a mudança acontecesse. A inércia estava escancarada.

O Ministério Público, cumprindo com seu dever, em relação a Ponte Eunápio Peltier de Queiroz, ordenou que a mencionada fosse interditada pelo bem da população e o risco que a mesma causava, uma vez que durante todos os 8 (oito) anos ficamos diante de uma inércia da ex gestão mediante a fiscalização e manutenção da ponte. 

Ressalto que o município de Nazaré é cortado por um rio e, portanto, necessita de pontes para que os munícipes possam atravessar e realizar seus afazeres diários com comodidade. Quem é um pouco mais idoso, deve lembrar de como era atravessar com as canoas.

E o que podemos falar da passarela, abandonada, enferrujada, com os ferros que feriam os munícipes, com buracos mal tapados? Tanta reclamação da população e... bem, nada foi feito.

E sobre a educação? Escolas abandonadas, com péssima estrutura, cadeiras, lousas, ventiladores e afins... todos quebrados, merenda de péssima qualidade e que inclusive foi matéria do Fantástico, uma vergonha a nível nacional. Nada foi feito. 

Regressando ao assunto da Ponte Eunápio Peltier de Queiroz, vale ressaltar que os trâmites legais para execução de qualquer obra passam pela Lei 8.666/93, a qual será substituída pela Lei 14.133/21, tudo perpassa por uma intensa licitação, bem como os demais trâmites burocráticos. Quando tratamos de uma ponte, as exigências são ainda maiores, necessitado diversos quesitos para que o vencedor possa trabalhar, tais como pontes já construídas, tempo de experiência, entre outros. 


O Governo do Estado da Bahia, com seu último governador, Rui Costa, não auxiliou em nada, mesmo com toda documentação pronta, virou as costas e não encaminhou o auxílio devido. Tendo, assim, que o dinheiro para a reforma da ponte fosse fruto de verbas próprias, ou seja do Município de Nazaré. Não somos um município grande ou médio, portanto a quantia para a reforma não é obtida como se fosse uma mágica.

É necessário um cuidado minucioso ao reformar uma ponte, pois a mesma é fruto de travessias e coloca vidas em risco, caso seja feita de qualquer jeito. 

Infelizmente assistimos a uma enxurrada de fake news promovidas pela incompetência daqueles que passaram por 8 (oito) anos e nada fizeram pelo município. Provocam, incitam a população ao erro, publicam inverdades e espalham como se fossem “heróis” que lutam por uma causa da qual eles se omitiram e mentem, incitam a população, pois assim não precisam aparecer e permanecem onde sempre estiveram: escondidos e agindo como marionetistas. 

Atacam a ponte, que vai sair, pois sabem que em todos os outros setores não possuem meios de atacar. Existe uma enorme diferença entre competência, comprometimento e obediências as leis; contra inércia, negligência e fake news. Eles sabem que o município avança e o desespero bate na porta. A diferença entre os governos é gigante. Nazaré vê coisas que jamais sonhava. É preciso calma, estamos nos recuperando de uma pandemia. 

A determinação do Ministério Público vem sido cumprida com afinco. Todos os pontos exigidos na licitação estão sendo cumpridos com muito zelo.

Destaco muito que durante todo esse período tivemos uma grave crise pandêmica, a maior em 100 (cem) anos, e a vida sempre será a prioridade. Zelar pelo bem estar do seu povo sempre será a regra maior. É assim que age um gestor.

Não se deixem levar por falácias audíveis para a população como uma suave música, mas que são ilusões perigosas, que geram danos e trazem desconforto mediante a covardia de quem se esconde e utiliza o povo para gerar tumultuo. 

Posso resumir a gestão passada com uma frase “Nada foi feito” e emendo com a atual situação “utilizam a população como escudo para suas covardias.”

Nossa amada terra é “garbosa, é majestosa, é uma joia a luzir.”

Como eu disse na minha primeira Carta Aberta Ao Povo Nazareno: “O ódio nunca será motor para conduzir a política, a vida ou o que seja a lugar algum, somente à lama. E à lama jamais retornaremos.”

Sic illa ad arcam reversa est (E assim ela retornou à arca)

Só é atacado quem tem brilho, competência e realiza um trabalho de qualidade. Nunca se ataca quem vive na escuridão da sua própria futilidade das suas políticas vazias.

Forte abraço,

Victor Meirelles.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS