Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Carnaval: Portais de controle de veículos começam a funcionar a partir desta quinta (16)

Foto: Lucas Moura/Secom

 

 A partir desta quinta-feira (16), data que marca o início oficial da folia momesca na capital baiana, começa efetivamente o controle de veículos pelos portais montados pela Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador). Até a Quarta-feira de Cinzas (22) quem não tiver devidamente cadastrado para acessar os pórticos poderá ser notificado nos períodos de controle. 

 

 A ativação dos 15 portais será feita diariamente, sempre das 13h às 6h do dia seguinte. Um pouco antes do acionamento do controle, agentes de trânsito vão ficar posicionados nessas barreiras para orientar os condutores. Fora deste período, ou seja, das 5h01 às 12h59, o tráfego pelos pórticos é livre, isto é, não haverá o controle por meio dos radares. 

 

“Este controle é fundamental para que possamos minimizar a intensidade dos fluxos de veículos nas regiões da folia, proporcionando a maior comodidade possível para os moradores e foliões e ordenamento no trânsito da região. Como não queremos autuar, fazemos um apelo para os cidadãos que se cadastrem ou, se não forem moradores ou prestadores de serviços autorizados, que evitem transitar pelas zonas de restrição de circulação”, explica o superintendente da Transalvador, Decio Martins. 

 

Foto: Lucas Moura/Secom


Tecnologia – O carnaval continua com as cinco zonas, divididas em 12 regiões distintas. As credenciais serão numeradas de acordo com as subzonas. O cidadão terá acesso livre ao portal específico da sua subárea.  Estará passando de maneira irregular pelos portais quem não possuir o adesivo ou tentar entrar numa zona diferente da sua ou ainda se estiver utilizando a credencial num veículo com placa diferente da cadastrada. 

 

Este ano, letreiros serão posicionados nos portais de acesso às zonas de restrição de circulação. Eles vão gerar informações visuais para cada um dos motoristas que utilizarem aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar.

 

Concomitantemente, a tecnologia da Transalvador transmitirá informações sobre a circulação dos veículos e as enviam em tempo real para uma plataforma de dados. Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde será acionada ao lado da palavra “ok”. Caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.

 

Só poderão passar regularmente pelos portais quem tiver as credenciais emitidas pela Transalvador, que devem ser colocadas no para-brisa em algum local de fácil visualização, fora do degradê que há em alguns vidros. As credenciais para moradores e prestadores de serviço contém a placa do veículo, o que impossibilita a venda irregular desses instrumentos de identificação.

 

Um QR Code auxiliará na identificação do proprietário do veículo e a subzona a qual ele estará credenciado a circular. O uso irregular do adesivo sujeita o infrator às penalidades previstas no Código Penal Brasileiro (Estelionato, art. 171; Falsificação de Documento Público, art. 297; Falsidade Ideológica, art.299).

 

 

Credenciamento – Dos cerca de 33 mil imóveis aptos a receberem a credencial, moradores pouco mais de 50% já cadastraram os veículos. Quem não fez on-line, pode pegá-las nos postos de atendimento montados pela Transalvador no Shopping Barra ou na sede da autarquia, nos Barris. 

 

No centro de compras, o balcão ficará localizado no piso L4 Setor Leste, próximo à pizzaria Mama Jamma, até o dia 15 de fevereiro, e funcionará de acordo com os horários do shopping. Na sede da Transalvador, nos Barris, o atendimento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 16 h, exceto feriados, e acontecerá até o final da folia momesca. 

 

No cadastramento presencial, a credencial é entregue na hora. É necessário ter em mãos os documentos de identificação. A credencial só será entregue ao proprietário ou inquilino (com contrato de locação). É preciso informar o IPTU juntamente ao CPF ou CNPJ do proprietário do imóvel. Cada residência terá direito a até dois veículos cadastrados.  


Secom Salvador

 

 

Locais dos Portais de Controle Eletrônico 

 

Avenida Oceânica, Travessa Bartolomeu de Gusmão (Curva da Paciência - Rio Vermelho) 

Avenida Milton Santos, próximo portão da UFBA, após ponto de ônibus

Rua Ranulfo de Oliveira x Rua Manoel Espinheira (Calabar) 

Rua Martagão Gesteira x Rua Djalma Ramos 

Rua Manuel Barreto x Rua Doutor Antônio Rocha x Rua Rio São Pedro 

Avenida Centenário x Rua Juiz Rosalvo Torres (Praça)

Avenida Centenário x Retorno compartilhado 

Avenida Centenário x Rua Professor Sabino Silva (Shopping Vitória Center) 

Rua da Graça x Rua Oito de Dezembro

Avenida Centenário x Acesso ao Shopping Barra 

Ladeira da Barra, próximo Aliança Francesa 

Avenida Princesa Isabel x Rua Oscar Carrascosa, sentido Barra 

Rua Cezar Zama x Rua Professor Lemos de Brito 

Rua Banco dos Ingleses x Rua Gamboa Cima - Rotatória 

Rua Djalma Ramos x Rua Manoel Barreto - Acesso Shopping Barra 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS