Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Geraldo Júnior exalta trabalho dos catadores de recicláveis no Carnaval em lançamento do Projeto Eco Folia Solidária



_Vice-governador participou de evento de lançamento do projeto ao lado da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso_ 


Coordenador do Carnaval da Bahia de 2023, o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) participou nesta quarta-feira (15), ao lado da primeira-dama do Estado, Tatiana Velloso, do lançamento do Projeto Eco Folia Solidária, voltado para catadores beneficiários que atuarão na coleta seletiva de resíduos durante a folia em Salvador. 


O evento, que ocorreu na sede da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), marcou a retomada da ação, que tem como tema “O trabalho decente preserva o meio ambiente”, e que ficou dois anos inativa devido a pandemia da Covid-19 e a ausência do Carnaval. 


A ação faz parte da PAOE 5914 - apoio a Empreendimento Atuante com Resíduos Sólidos, que visa ajudar empreendimentos voltados para a coleta e processamento de resíduos sólidos com vistas ao fortalecimento da cadeia produtiva da reciclagem. 


Na oportunidade, Geraldo Júnior e a primeira-dama Tatiana Velloso assinaram contratos da ação, que vão beneficiar e fortalecer uma rede de Cooperativas de Catadores. Os principais beneficiados serão os catadores avulsos, que trabalham de forma desorganizada e marginalizada durante o evento. 


“A proposta é tornar digna a atividade desses pais e mães de família, que encontram nos dias de festa a oportunidade de garantir o sustento para a família, além de valorizar cada vez mais seu trabalho. Nosso objetivo é garantir que o Carnaval 2023,que é um carnaval inclusivo, feito por um governo inclusivo, seja a melhor festa dos últimos tempos. Foram dois anos sem a folia momesca por conta da pandemia e os catadores também sentiram esse impacto. Agora é a hora da retomada. E este projeto, Eco Folia Solidária, vai ajudar a fortalecer ainda mais esta atividade tão importante para a realização do Carnaval”, afirmou o vice-governador, destacando a atuação do Governo do Estado, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). 


O Eco Folia Solidária consiste em estruturar pontos de comercialização dos recicláveis, denominados Centrais de Apoio ao Catador que, geridos pelas Redes de Cooperativas, compram o material coletado pelos trabalhadores avulsos, praticando preços justos. 


O diferencial da ação é que para a dignificação do trabalho dos catadores durante os eventos, as Centrais distribuem fardamento, botas, luvas, água e refeições e/ou bolsas diárias para os trabalhadores. 


No último Carnaval, em 2020, foi investido o valor de R$ 809.500,00 distribuídos em quatro projetos beneficiando cerca de 1.250 catadores, e contou com uma equipe técnica de aproximadamente 15 servidores para fiscalização. Neste ano, foram apresentados cinco projetos pelas Cooperativas, beneficiando cerca de 1.700 catadores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS