Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher


Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher
Foto: Carol Garcia (GOV BA)

 Com o tema “Mulheres inspiradoras”, a Fundação Hemoba lança campanha para celebrar o Mês da Mulher na próxima quarta-feira (08), às 12h, no Hemocentro Coordenador, em Salvador, com a apresentação de integrantes do bloco afro Malê Debalê. Será uma homenagem às profissionais e pacientes da instituição e às doadoras, que salvam vidas e inspiram outras pessoas com seu exemplo de solidariedade. Além disso, haverá esclarecimentos sobre alguns mitos acerca da doação feminina, como os relacionados à menstruação e à amamentação.  

Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher
Foto: Carol Garcia (GOV BA)


 Com a maioria da equipe de trabalho composta por mulheres, a Hemoba é uma instituição predominantemente feminina. Nas redes sociais, o público feminino é a maior parte, representando 73% das pessoas que acompanham a Fundação no Facebook e Instagram. Na doação de sangue, também as mulheres estão presentes. No ano passado, após o período crítico da pandemia da Covid 19, foram 73.375 doadoras na Fundação em todo o estado da Bahia, um aumento de 32% em relação a 2020, quando 55.600 doaram. Em relação ao cadastro de medula óssea, foram 3.790 mulheres e 2.143 homens, uma diferença de 44%. “As mulheres são a principal força de trabalho da Hemoba e estão se tornando também protagonistas na doação de sangue. Talvez isto seja resultado das campanhas específicas para o público feminino, esclarecendo determinados tabus relacionados à amamentação e menstruação. Elas superaram o medo. Hoje sabem que a doação de sangue não traz nenhum malefício à sua saúde”, declara Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Fundação. 

 

 Há diferenças em alguns requisitos de doação de sangue entre homens e mulheres. A frequência máxima é de três doações de sangue anuais para a mulher e de quatro para o homem, com o intervalo mínimo entre uma doação e outra de dois meses para o sexo masculino e de três meses para o feminino. Além disso, as mulheres grávidas, no pós-parto (90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana) e em amamentação (até 12 meses após o parto) não podem doar temporariamente. 

Hemoba lança campanha em homenagem ao Mês da Mulher
Foto: Carol Garcia (GOV BA)

Programação - Na programação, além da apresentação do bloco afro Malê Debalê, estão previstas massagem, maquiagem e distribuição de brindes para as candidatas à doação de sangue, com a participação dos seguintes parceiros: Studio Andréa Fontes (limpeza de pele e massagem), Luiz Lopes Estética Fácil e Corporal, Drogaria São Paulo, maquiador Jean Camilo; projeto social Mulheres que Incentivam de Itapoã, que vão expor produtos artesanais feitos por mulheres, e o Instituto Analice “Mulheres de Mãos Dadas”, que atende famílias em vulnerabilidade social. Os integrantes dois últimos grupos também irão doar sangue. 

Estoque Crítico – Em março, mês que celebra o protagonismo feminino, a Hemoba convida a todos para o gesto de solidariedade de doação de sangue, um ato altruísta que pode ajudar a salvar até quatro vidas, principalmente diante de necessidade de manter o estoque de sangue em situação segura. No momento, os tipos sanguíneos O-, O+ e B+ estão abaixo dos níveis recomendados para atender a demanda das unidades hospitalares do estado. São várias situações em que as pessoas necessitam da transfusão de sangue, como quando sofrem acidentes com lesões graves, se submetem à cirurgia e estão recebendo tratamento contra câncer ou outras doenças, como a anemia falciforme. 

Onde Doar - Na Bahia, são 27 unidades fixas de coletas da Hemoba, sendo 06 na capital e 21 no interior. Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30. O Hemóvel (unidade de coleta externa de sangue) estará na Estação da Lapa até dia 09/03, de 8h às 17h; as unidades nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery atendem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, e no Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h. Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/. 

Critérios para doação de sangue - Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal, é necessário também apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.  

Cadastro de medula óssea - O cadastro de medula óssea pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue. Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).  



Ascom Hemoba

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS