Últimas Notícias

Túnel subterrâneo: Empresa responsável por projeto é oficializada pela prefeitura de Salvador

 

A empresa responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia para a construção de uma passagem subterrânea no Centro de Salvador foi oficializada pela prefeitura nesta quinta-feira (16). Em ato oficial, a gestão publicou o resultado do processo licitatório que teve a Sanehatem Consultoria e Projetos como vencedora. Na quarta-feira (15), o Bahia Notícias já havia publicado e detalhado o resultado de estudos (anteprojeto) feitos pela empresa para as intervenções.

 

A prefeitura de Salvador tem a pretensão de construir um túnel subterrâneo de 960 metros de extensão para pedestres, ligando o Campo da Pólvora – nas proximidades da Arena Fonte Nova – ao bairro do Comércio, próximo ao Plano Inclinado Gonçalves. A ideia é ligar toda essa região, onde se localiza o porto da cidade, o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, ao metrô de Salvador.

 

"Constitui objeto da presente licitação a contratação de pessoa jurídica especializada em serviços de engenharia para elaboração de Projetos Básico e Executivo de engenharia, a partir de Anteprojeto da Passagem Subterrânea A, ligando o Campo da Pólvora à Ladeira da Montanha", diz a publicação.

 

A Sanehatem receberá R$ 5.787.365,80 pelos projetos e agora tem 120 dias para entregar os documentos à Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). De acordo com a pasta, as futuras intervenções estão estimadas em R$ 290 milhões.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
De acordo com o projeto em desenvolvimento, a passagem subterrânea deve contar também um acesso intermediário, na região da Baixa dos Sapateiros. A intenção, de acordo com a Sanehatem, é atender à demanda por deslocamentos gerada e atraída pelo complexo turístico do Pelourinho e de todo o Centro Antigo de Salvador.

 

Durante todos os 960 metros de extensão do túnel, o projeto prevê, além de painéis de publicidade, placas coloridas, fazendo referência às fitas do Senhor do Bonfim, consideradas uma grande tradição da cidade. Também está prevista a instalação de quatro esteiras rolantes de 50 metros e outras cinco de 90 metros em cada sentido de deslocamento, encurtando o percurso.

 

No acesso intermediário da Baixa dos Sapateiros, deverá ser instalada outra esteira rolante, só que externa, fazendo a ligação entre a passagem subterrânea e o Largo do Pelourinho. Esse espaço, entre a Av. José Joaquim Seabra e a Rua 12 de Outubro, deve ser coberto. De acordo com o estudo, a ideia é permitir “que os pedestres transitem em segurança em um local considerado perigoso”.

 

Ainda conforme o documento elaborado pela Sanehatem, na saída do túnel localizada no bairro Comércio – especificamente, na Rua Guindaste dos Padres –,  deve ser construído um “edifício de apoio” para a operação da passagem subterrânea. Para a construção, o estudo prevê a desapropriação de três lotes na região.

 

A edificação, que abrigará a saída da passagem subterrânea, também deverá ter cafeterias, sanitários com acessibilidade, lojas e uma área administrativa. A ideia é que o local seja a porta de entrada de um “boulevard”: uma espécie de área de trânsito preferencial de pedestres, admitindo, eventualmente, o tráfego local de veículos, semelhante às “ramblas” de Barcelona.



bahianoticias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BYD 1023
BYD 1023
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Publicidade Outubro - Jaguaripe
Publicidade Novembro - SAJ
Publicidade Novembro - SAJ
Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS