foto:Carlos Alberto Jr |
O preço dos ovos de Páscoa neste ano irá pesar mais no bolso dos brasileiros. O chocolate está com a maior inflação dos últimos seis anos, tendo mais do que o dobro de alta em relação ao Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) registrado em 2022.
Quem comprou um ovo de Páscoa por R$ 50 no ano passado, por exemplo, agora em 2023 terá que desembolsar R$57 para comprar o mesmo produto. Para os consumidores que ganham um salário mínimo, esse valor irá corresponder a 4,3% da sua renda.
Os especialistas atribuem a inflação dos chocolates no Brasil a uma série de fatores. A alta no preço do leite, do açúcar, os impactos da Guerra da Ucrânia que encareceu os fertilizantes e eventos climáticos que atrapalharam a safra do cacau. Além disso, a inflação geral do Brasil tem influência no preço final ao consumidor.
A recuperação judicial da Americanas também irá influenciar nas compras de páscoa. A loja, todos os anos, é responsável por uma expressiva venda de ovos de páscoa, e esse ano precisou tomar medidas para se manter em destaque na data comemorativa, como pagar seus fornecedores à vista.