Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador: Prefeitura instala Castramóvel em Castelo Branco a partir desta quinta (13)

Salvador: Prefeitura instala Castramóvel em Castelo Branco a partir desta quinta (13)
Foto: Bruno Concha/Secom


 A partir de quinta-feira (13), a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), através da Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (Dipa), fará castrações em cães e gatos, de forma gratuita, através do Castramóvel a ser instalado no Centro Social Urbano (CSU), situado na 3ª Etapa de Castelo Branco. A ação acontece no local até o dia 9 de junho.  

 

As castrações em gatos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Em cães, às terças e quintas-feiras. O atendimento pode ser agendado diretamente no local, a partir das 8h, por ordem de chegada. As vagas são limitadas em unidades de saúde referência do município, a exemplo da de Castelo Branco. O agendamento também pode ser feito através do email: agendamento.dipa@gmail.com 

 

Os documentos necessários para a ação são o RG e CPF do tutor, Cartão SUS, comprovante de residência em Salvador e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal. Para realizar o procedimento é necessário que o pet esteja em jejum de 10 a 12 horas seguidas rigorosamente, incluindo água, devido a anestesia. Caso contrário, o animal pode apresentar complicações.  

 

Se o cão ou gato ainda não tiver sido vacinado, a aplicação é feita das 8h às 14h, por um agente de endemias na unidade de saúde de Castelo Branco, ao lado do Castramóvel. Após a aplicação do imunizante, é necessário aguardar dez dias para voltar e realizar o procedimento de esterilização. 

 

São feitas, em média, 40 castrações ao dia e a meta da Dipa é alcançar 600 ou mais cirurgias de esterilização ao mês. A diretora da Dipa, Michele Holanda, comentou sobre a importância e benefícios da ação. “Sempre motivamos o tutor a castrar o seu animal ou se dispor a castrar um animal comunitário. O programa gerenciado pela diretoria animal é a forma mais eficaz de controle populacional, além de diminuir a propagação de doenças entre os cães e gatos”. 




Secom PMS


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS