Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador: Professores da rede municipal farão intercâmbio no Canadá

Salvador: Professores da rede municipal farão intercâmbio no Canadá
 Fotos: Bruno Concha 


 Docentes da rede municipal de ensino terão oportunidade de fazer um intercâmbio no Canadá. Trata-se de um edital nacional que levará 102 professores selecionados em escolas de todo o país. Em Salvador, a experiência de troca de conhecimentos será vivenciada pelos professores Edney Advincula (artes e dança) e Sandra Lee (inglês). O embarque acontece no dia 24 de maio.   

 

A capacitação é fruto do programa conjunto entre a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB). A iniciativa faz parte do Acordo de Cooperação formalizado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Colleges and Institutes Canada (CICan).   


Salvador: Professores da rede municipal farão intercâmbio no Canadá
 Fotos: Bruno Concha 

 

O professor de artes e dança, Edney Advincula, 45 anos, leciona para alunos do 1º ao 5º ano, na Escola Municipal Vivaldo Costa Lima, localizada no Santo Antônio Além do Carmo, uma das 422 escolas da rede da Secretaria Municipal de Educação (Smed). Animado com a viagem, considera que a troca de vivências será extremamente enriquecedora.  

 

“Vamos levar nossa metodologia e aprender o que fazem nas escolas de lá. Com certeza voltaremos com um megaprojeto para desenvolver em nossas escolas”, aposta o professor, que leva para sala de aula o conhecimento sobre a linguagem corporal.   

 

Para a docente em inglês da Escola Municipal Olga Mettig, em Valéria, Sandra Lee, 43 anos, a viagem tem um viés que vai além do conhecimento do sistema educacional do Canadá. “Não é pura e simplesmente conhecer o modelo de educação canadense. É a oportunidade também de levar nossos projetos, mostrar que temos vivências interessantes, somar também na educação deles”, frisa a professora, que apresentará o projeto “A Leitura pelo viés da Interdisciplinaridade”.    

 

Durante oito semanas, eles terão aulas de inglês básico e módulos temáticos que abordam a aprendizagem centrada no aluno e na gestão da sala. Os professores terão acesso a conhecimentos e inovações pedagógicas para serem utilizados na melhoria do processo de ensino e aprendizagem das escolas onde atuam.   

 

Como funciona – Através do programa, os selecionados foram contemplados com passagem aérea internacional (ida e volta), ajuda de custo, seguro-saúde, deslocamento no trajeto aeroporto-universidade-aeroporto, curso de formação, material didático e alojamento. Ao participarem da iniciativa, os professores assumem o compromisso de disseminarem os conhecimentos adquiridos, bem como o de participarem como multiplicadores quando solicitados pela Capes ou pelas secretarias de educação às quais estiverem vinculados.   

 

Cada um dos participantes deve desenvolver um projeto de intervenção pedagógica a partir da sua própria experiência profissional, a ser desenvolvido na escola. O objetivo do programa é compartilhar conhecimentos em um país com sistema educacional de referência para aprimorar a rede pública de ensino do Brasil. 



Secom Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS