Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvamar realiza 727 ações de prevenção e 16 salvamentos no feriadão da Semana Santa

Salvamar realiza 727 ações de prevenção e 16 salvamentos no feriadão da Semana Santa
Foto: Bruno Concha/Secom 

 

 Vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contabilizou 727 ações de prevenção e resgate de afogamentos entre a última sexta-feira (7) e essa segunda (10). Mesmo com o forte trabalho para coibir os acidentes, 16 salvamentos foram registrados, entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga, durante o feriado prolongado da Semana Santa  

 

Com a chegada do outono e a constante oscilação climática característica da estação, é importante ter cuidado nas praias, como ressalta o coordenador da Salvamar, Kailani Dantas. “Esse feriadão, por exemplo, tivemos momentos de chuva e no domingo de Páscoa abriu um solzão. Porém, o mar tem aquela configuração de frente fria que oferece risco ao banhista”, frisa.   

 

Segundo ele, é fundamental ao chegar na faixa de areia procurar um posto com salva-vidas de plantão, como forma de receber orientação sobre o melhor lugar para tomar banho, os locais mais perigosos e onde estão as correntes de retorno, além de não entrar no mar nas áreas sinalizadas com bandeira vermelha. “Estamos nas praias para orientar os banhistas, mas precisamos da colaboração dos banhistas nos locais mais perigosos”, reforça, acrescentando que em caso de uma corrente de retorno, a dica é nadar paralelo à praia até que saia da corrente e nunca contra a correnteza.   

 

Outro alerta importante para os adultos é com relação ao consumo de bebidas alcoólicas combinado com o banho de mar. “Isso porque o álcool na corrente sanguínea pode gerar uma falsa sensação de capacidade física favorável a enfrentar as ondas e correntezas, o que pode ser perigoso. Sendo assim, o ideal é evitar a combinação álcool e banho de mar”, destaca o coordenador da Salvamar.   

 

Estrutura – Ao todo são 270 agentes, distribuídos em quase 40 postos, ao longo de 28 quilômetros de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente. Os profissionais têm a missão de proteger e orientar banhistas e demais frequentadores das praias soteropolitanas. A Coordenadoria de Salvamento Marítimo conta com moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes.   

 

Como acionar – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.   



Secom PMS

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS