Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Secretaria da Saúde entrega 90 tablets aos fiscais da Vigilância Sanitária de Salvador

 

 

Secretaria da Saúde entrega 90 tablets aos fiscais da Vigilância Sanitária de Salvador
Foto: Paulo Almeida/SMS


 

 Quando inicia a jornada de trabalho pelas ruas de São Caetano e Valéria, em Salvador, Jonatas Rodrigues está empenhado em inspecionar a maior quantidade de estabelecimentos por dia, com o objetivo de qualificar os serviços e produtos ofertados à população. O fiscal de controle sanitário divide sua rotina entre realizar as visitas educativas, preventivas e de fiscalização 'in loco' e retornar à base do distrito sanitário, para o lançamento no sistema de todos os dados coletados e ações executadas. 


Secretaria da Saúde entrega 90 tablets aos fiscais da Vigilância Sanitária de Salvador
Foto: Paulo Almeida/SMS


 

A partir de agora, as duas funções desempenhadas por Jonatas e outros 86 fiscais da Vigilância Sanitária (Visa) serão otimizadas, com a entrega de tablets pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorrida na manhã desta segunda-feira (3). O equipamento vai permitir que os profissionais realizem, de onde estiverem, o lançamento em tempo real de todas as ações realizadas. Isso traz mais celeridade aos atendimentos diários e permite um alcance maior de inspeções sanitárias. 

 

A Visa realiza mensalmente mais de 1,7 mil atendimentos em toda a capital baiana. Com os tablets, a expectativa é que esse número seja elevado. Em campo, os fiscais emitem um relatório sobre as condições sanitárias, para permitir o funcionamento dos estabelecimentos; fazem o licenciamento dos estabelecimentos; além de atuar para a correção, se necessário, de protocolos em saúde, assegurando a prevenção e promoção à saúde dos consumidores. 

 

A vice-prefeita e titular da Saúde, Ana Paula Matos, fez a entrega dos dispositivos eletrônicos, na sede da Diretoria de Vigilância e Saúde (DVIS), na Vasco da Gama. "Este é um passo significativo e um salto de qualidade, para a valorização e mais tempo qualificado dos profissionais de campo, além de melhorias na oferta do serviço ao cidadão. Esse aprimoramento tecnológico tem como principal objetivo oferecer um serviço com resposta rápida, desburocratizada, moderna e transparente aos soteropolitanos”. 

 

Agilidade – O tablet vai viabilizar a consulta de todos os dados referentes aos estabelecimentos fiscalizados, o preenchimento das notificações e demais termos lavrados. Cada aparelho possui acesso à internet, fone de ouvido, câmera para registro da ação e demais acessórios, que contribuem na agilidade do serviço dos técnicos, principalmente no exercício da fiscalização. 

 

Os tablets proporcionam maior agilidade no licenciamento perante o órgão sanitário, explica a diretora da Dvis, Andrea Salvador. “Essa unificação dos processos de trabalho gera um avanço significativo na produção dos atendimentos diários. Serão mais estabelecimentos visitados, contribuindo diretamente para a redução de danos ao meio ambiente, uma vez que dispensa os trâmites que eram feitos em papel e passam a ser totalmente digitalizados”, reforçou. 



Ascom/SMS

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS