Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Especialistas debatem avanços da Lei de Cotas durante seminário

 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 

 

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), promoveu, na tarde da quinta-feira (11), um seminário que debateu os avanços da Lei de Cotas nº 8.213/91. O encontro também discutiu estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho.   

 

Realizado na sede da Apae, na Calçada, o encontro contou com a presença de renomados especialistas na área e proporcionou ainda uma apresentação musical inclusiva, de uma dançarina com deficiência visual. Na ocasião, a presidente do Comped, Silvanete Brandão, ressaltou a importância dos diversos assuntos abordados, como os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no ambiente profissional, projetos de empregabilidade voltados para esse público e estratégias para garantir o cumprimento efetivo da legislação.  

 

“A Lei nº 8.213/91 traz um grande marco. É a mudança do paradigma da pessoa com deficiência. Ela para de ser aquela pessoa que é só assistida e se coloca para o mercado de trabalho. Então é uma lei transformadora. Ela transforma a vida das pessoas com deficiência”, esclareceu Silvanete Brandão.  

 

Combate ao preconceito – A presidente do Comped considera o preconceito um dos grandes obstáculos encontrados pelas pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “As empresas não estão se preparando para fazer a inclusão da pessoa com deficiência. Não têm acessibilidade, não têm uma rampa, não têm acessibilidade atitudinal, que é a principal de todas. Então, acho que o grande impedimento é o preconceito”.  

 

Milton Vasconcelos, advogado, mestre em políticas e conselheiro do Comped foi um dos palestrantes. “Falar sobre a Lei de Cotas é uma das principais políticas voltadas ao emprego e pessoas com deficiência. É claro que a política de emprego não se limita à Lei de Cotas, mas sem dúvidas a lei é um marco em toda perspectivas do que se construiu a respeito da empregabilidade de pessoas com deficiência”, avaliou.  

 

Oportunidades iguais – Vice-presidente do Comped, Dira Ramos ressaltou a importância de chamar a atenção da sociedade em relação à empregabilidade das pessoas com deficiência. “Essas pessoas precisam estar inseridas no mercado de trabalho. Importante discutirmos esses temas nesses espaços”, disse.   

 

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma pauta cada vez mais relevante e necessária. Com o apoio da Prefeitura de Salvador, eventos como esse contribuem para o aprimoramento das políticas públicas e a conscientização da sociedade sobre a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades. 




secom salvador


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS