Últimas Notícias

Especialistas debatem avanços da Lei de Cotas durante seminário

 Fotos: Jefferson Peixoto/Secom 

 

A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), através do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comped), promoveu, na tarde da quinta-feira (11), um seminário que debateu os avanços da Lei de Cotas nº 8.213/91. O encontro também discutiu estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no mercado de trabalho.   

 

Realizado na sede da Apae, na Calçada, o encontro contou com a presença de renomados especialistas na área e proporcionou ainda uma apresentação musical inclusiva, de uma dançarina com deficiência visual. Na ocasião, a presidente do Comped, Silvanete Brandão, ressaltou a importância dos diversos assuntos abordados, como os desafios enfrentados por pessoas com deficiência no ambiente profissional, projetos de empregabilidade voltados para esse público e estratégias para garantir o cumprimento efetivo da legislação.  

 

“A Lei nº 8.213/91 traz um grande marco. É a mudança do paradigma da pessoa com deficiência. Ela para de ser aquela pessoa que é só assistida e se coloca para o mercado de trabalho. Então é uma lei transformadora. Ela transforma a vida das pessoas com deficiência”, esclareceu Silvanete Brandão.  

 

Combate ao preconceito – A presidente do Comped considera o preconceito um dos grandes obstáculos encontrados pelas pessoas com deficiência no mercado de trabalho. “As empresas não estão se preparando para fazer a inclusão da pessoa com deficiência. Não têm acessibilidade, não têm uma rampa, não têm acessibilidade atitudinal, que é a principal de todas. Então, acho que o grande impedimento é o preconceito”.  

 

Milton Vasconcelos, advogado, mestre em políticas e conselheiro do Comped foi um dos palestrantes. “Falar sobre a Lei de Cotas é uma das principais políticas voltadas ao emprego e pessoas com deficiência. É claro que a política de emprego não se limita à Lei de Cotas, mas sem dúvidas a lei é um marco em toda perspectivas do que se construiu a respeito da empregabilidade de pessoas com deficiência”, avaliou.  

 

Oportunidades iguais – Vice-presidente do Comped, Dira Ramos ressaltou a importância de chamar a atenção da sociedade em relação à empregabilidade das pessoas com deficiência. “Essas pessoas precisam estar inseridas no mercado de trabalho. Importante discutirmos esses temas nesses espaços”, disse.   

 

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é uma pauta cada vez mais relevante e necessária. Com o apoio da Prefeitura de Salvador, eventos como esse contribuem para o aprimoramento das políticas públicas e a conscientização da sociedade sobre a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades. 




secom salvador


Marcius Pirôpo Campeão Mundial

PIRÔPO NEWS BAHIA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS