Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Professores da rede municipal de Salvador são premiados por uso pedagógico de tecnologias digitais



 Fotos: Enaldo Pinto/Smed 

Texto: Ascom/Smed 

 

Vinte professores da Rede Pública Municipal de Salvador foram selecionados para participar do "27º Seminário Nacional Escola? Presente", realizado pelo Instituto Brasileiro Pró-Cidadania (IBPC PRO), nos dias 24 e 25 deste mês, em Olinda (PE). Foram agraciados os docentes que mais se destacaram na utilização pedagógica das plataformas virtuais Tech4Kids e Inteligente Salvador, cujas empresas desenvolvedoras são responsáveis pela premiação.  

 

O anúncio e detalhamento da viagem foram feitos oficialmente na quinta-feira (11) pelo titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, durante reunião com os professores premiados e gestores escolares. "Esse é um reconhecimento pelo empenho desses profissionais na adoção de novas tecnologias nos processos de ensino-aprendizagem. A utilização das ferramentas digitais como apoio pedagógico não é apenas uma realidade que tende a se consolidar cada vez mais, mas, comprovadamente, traz melhores resultados na compreensão dos conteúdos, no aprendizado", destaca Dantas. 

 

A afirmação é corroborada pela professora Daniela Neri dos Santos, da Escola Municipal Professora Hilda Fortuna de Castro, localizada em Castelo Branco, que vem observando avanços proporcionados pelo uso da plataforma Inteligente Salvador. Contemplada com o prêmio, Daniela estava animada com os novos conhecimentos que serão possibilitados pelo Seminário, que nesta edição tem como tema "Inovações educacionais e recomposição de aprendizagens: desafios da escola contemporânea".  

 

"Utilizo os instrumentos virtuais uma vez por semana em sala de aula e também em atividades extraclasse. As crianças ficam muito entusiasmadas e por meio dos jogos e desafios, têm aprendido de forma mais significativa", diz.  

 

Genivaldo Luiz Santos de Jesus, professor do 4º ano da Escola Municipal Adauto Pereira de Souza (Nova Brasília), também defende que as plataformas virtuais têm grandes vantagens no processo de ensino-aprendizagem. Citando o Tech4Kids, ele explica que os jogos e desafios propostos favorecem o raciocínio, entre outras habilidades.  

 

"São atividades bem atuais, adequadas à idade deles. Com elas, as crianças aprendem a pensar", afirma. O professor diz ainda que o uso da tecnologia proporciona a criação e fortalecimento de laços afetivos no momento em que permite o acesso e uso em duplas, por exemplo. Para o professor, acrescenta, a plataforma tem uma interface bem interessante e autoinstrutiva. 

 

"Como estamos lidando com uma geração de nativos digitais, as plataformas se apresentam como algo mais próximo a eles, fazendo com que absorvam mais os conteúdos pedagógicos. O uso das tecnologias torna o processo mais claro e dinâmico", declara Hyllem Almeida, professora do 4º ano da Escola Municipal Doutor Fernando Montanha Pondé (Ondina). Animada com a participação no Seminário, a professora conta que já atua como multiplicadora junto ao corpo docente da unidade, desde que fez a capacitação do Tech4Kids. 

 

Os 20 professores premiados, com apoio das equipes gestoras escolares, farão o compartilhamento das experiências vividas no Seminário, objetivando ampliar o conhecimento coletivo e facilitando a adoção das tecnologias virtuais nas aulas. Os outros docentes selecionados são: Maria de Fátima Soares e Virgínia Sampaio, ambas da Escola Municipal de Pituaçu, Andreia Ramos (Escola Municipal 22 de Abril), Márcia Guerreiro (Escola Municipal Professora Anfrísia Santiago), Hilmara dos Santos (Escola Municipal Bosque das Bromélias), Karla Falcão (Escola Municipal Maximiniano da Encarnação), Antônio Madson de Oliveira (Escola Municipal Allan Kardec), Maria Cristina Matos (Escola Municipal do Beiru), Helena Vitório (Escola Municipal Helena Magalhães), Cristiane Angélica dos Santos (Escola Municipal do Novo Marotinho), Miriane da Paixão Bispo, Débora dos Santos e Silvana Soares, da Escola Municipal Joaquim Magalhães, Jamira Bonfim (Escola Municipal Gisélia Palma), Rita de Cassia dos Santos (Escola Municipal Professora Hilda Fortuna de Castro), Roseane Santos (Escola Municipal Allan Kardec de Pirajá) e Raquel de Oliveira (Escola Municipal de Paripe). 

 

Rede conectada – A Prefeitura, por meio da Smed, tem investido na adoção de recursos tecnológicos nas unidades de ensino da rede pública municipal. Para isso, além das plataformas Tech4Kids e Inteligente Salvador, foram adquiridos e distribuídos chromebooks para os professores e tablets com pacote de dados para os alunos. 




Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS