Últimas Notícias

Escolas municipais de Salvador ensaiam fanfarras para desfile do 2 de Julho



 

Fotos: Lucas Moura/Secom 

 

As escolas municipais de Salvador estão se preparando intensamente para o tradicional desfile cívico do 2 de Julho, data que este ano celebra o Bicentenário da Independência da Bahia. Entre os grupos participantes, destaca-se a Escola Municipal Professora Alexandrina Santos Pita, localizada no bairro de Pirajá.  

 

Composta por alunos, ex-alunos e moradores da comunidade, a escola, que desfila desde 1998, está ensaiando um repertório especial, que mescla músicas cívicas e sucessos da atualidade, com o tema "Primavera". Regente da unidade, o professor Emerson Brito está empolgado com os preparativos dos componentes de percussão, sopro e dança, envolvendo cerca de 80 participantes. 

 

"No dia 1º de julho, estaremos prontos para receber o Fogo Simbólico ao bairro, vindo de Cachoeira, passando por Simões Filho. No dia 2, iremos nos apresentar no desfile até o Campo Grande”, contou. Para este ano, o professor prometeu uma apresentação com muito colorido e repertório com algumas músicas infantis.  

 

Tiago Brito, ex-aluno da escola e tem 12 anos de fanfarra, também expressou a sua animação: " Estamos com um repertório bem legal para abrilhantar o evento. O tema foi escolhido com base em músicas do Carnaval, como as de Ivete Sangalo e Léo Santana, explicou.  

 

Yasmin Vitória Santana, estudante de 14 anos, que entrou na banda este ano, disse que é gratificante a experiência de aprender e ensinar o que sabe. "De fora, eu sempre assisti com a minha mãe a apresentação da escola, mas estando na banda é completamente diferente. Estou amando e dando o meu melhor para fazer tudo direito".  

 

Repertório variado – Além da Alexandrina Santos Pita, outra que se destaca nos ensaios é a Escola Municipal Barbosa Romeo, localizada em São Cristóvão. Edmar Machado, regente da escola, intensificou os preparativos na reta final para a festa.  "Os ensaios estão sendo diários, devido ao pouco tempo que temos até o desfile. Neste momento, além da musicalidade, a banda está treinando o deslocamento, que é a técnica de tocar e marchar ao mesmo tempo". 

 

Edmar escolheu como tema deste ano a exaltação à liberdade. “Diante disso, tocamos, por exemplo, o "Tema da Vitória", música de abertura do programa televisivo Esporte Espetacular e a canção clássica "Amigos para Sempre", revelou, destacando o repertório bem variado.  

 

Também desfilarão no 2 de Julho as fanfarras das escolas municipais Fazenda Coutos, Palestina, Manoel Henrique da Silva Barradas (Ilha Amarela) e Teodoro Sampaio (Nordeste de Amaralina). 





 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS