Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Fome alcança 22% das famílias de mulheres negras e 8%, de homens brancos, diz estudo

 




Segundo o estudo, em 35,5% das residências chefiadas por mulheres, ocorria apenas uma ou nenhuma refeição por dia



Entre o fim de 2021 e o início de 2022, a questão da fome afetou diferentes grupos de forma desigual. A fome esteve presente em 20,6% das famílias com chefia autodeclarada como preta, em 17% daquelas comandadas por pessoas pardas e em 10,6% das famílias com chefia autodeclarada como branca. É o que apontam os dados do desdobramento do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (Vigisan), conduzido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) em parceria com o Vox Populi.

Além disso, constatou-se que em 35,5% das residências chefiadas por mulheres, ocorria apenas uma ou nenhuma refeição por dia devido à falta de recursos financeiros, enquanto essa situação ocorria em 22,1% dos domicílios chefiados por homens. Esses dados revelam disparidades significativas no acesso à alimentação durante o período mencionado.

No que diz respeito especificamente aos domicílios liderados por mulheres, os dados revelam uma disparidade na experiência da fome. Cerca de 22% dos lares chefiados por mulheres autodeclaradas negras enfrentaram situações de fome, enquanto esse número cai para 14,3% nos lares liderados por mulheres autodeclaradas brancas. Já entre os homens, a proporção de lares afetados pela fome é de 14,3% nos domicílios chefiados por homens autodeclarados negros, enquanto nos lares comandados por homens autodeclarados brancos, esse número é de 7,8%. Esses dados ressaltam as disparidades que existem tanto entre as mulheres quanto entre os homens no acesso à alimentação adequada, dependendo da cor ou raça.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS