Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Castramóvel inicia atendimento de cães e gatos no Shopping da Bahia

 



Fotos: Bruno Concha/Secom 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Letícia Silva/Secom  

 

O gatinho Tom, de um ano e nove meses, foi um dos animais que passou pelo procedimento de castração no primeiro dia de funcionamento do Castramóvel no Estacionamento I do Shopping da Bahia, nesta segunda-feira (12). A ação, totalmente gratuita, é realizada pela Diretoria de Bem-Estar e Promoção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis). 

 

A tutora Fernanda Almeida, de 23 anos, moradora do bairro dos Barris, falou sobre o desafio de realizar a cirurgia de Tom. “Eu já queria castrar ele há algum tempo, mas como é um procedimento caro e eu não estava encontrando um lugar mais em conta fiquei aguardando. Foi aí que fiquei sabendo através do Instagram que o Castramóvel estaria aqui no shopping, e como é perto, trouxe ele para realizar a castração. E a melhor parte é de que é gratuito”, contou. 

 

A estudante Camile Gonçalves, de 30 anos, moradora do bairro de São Marcos, também levou a gata, Belinha, para ser castrada. Ela fala sobre a importância do cuidado com a saúde animal, sobretudo das fêmeas.  

 

“Além das doenças, as fêmeas possuem um outro ponto que é a reprodução. Quando isso acontece de forma indesejada, acaba sendo um problema para o tutor e para a sociedade, pois consequentemente ocorrem casos de abandono. Então só o fato de saber que ela não estará exposta a gravidez por ser castrada já é um grande alívio para mim. Além disso, eu sei que a castração também previne uma série de doenças e garante saúde e bem estar para o animal”, justifica a jovem. 

 

Como acessar – Os atendimentos no local acontecem de segunda a sexta, a partir das 9h, por ordem de chegada. O agendamento poderá ser feito também através do e-mail agendamento.dipa@ gmail. com . No momento do atendimento, o responsável pelo animal deverá portar o seu RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água. 

 

Balanço – De janeiro a maio deste ano, 7.856 animais foram castrados através do órgão em Salvador. Do total, gatos somam 5.642 procedimentos realizados e cães somam 2.216. A unidade móvel também já percorreu neste ano as localidades do Bonfim, São Tomé de Paripe e Castelo Branco.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS