Últimas Notícias

Salvador: SAC do Empreendedor celebra um ano com mais de 6 mil atendimentos realizados

Salvador: SAC do Empreendedor celebra um ano com mais de 6 mil atendimentos realizados
Foto: Bruno Concha/Secom
 

 Entregue em junho de 2022, o SAC do Empreendedor, localizado no Mercado São Miguel, na Barroquinha, bateu marcas importantes de prestação de serviços públicos nesse um ano de funcionamento, com foco no fomento ao empreendedorismo e geração de emprego e renda. Gerido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o espaço atendeu 6.048 mil empreendedores, oferecendo 11.500 mil serviços e 4.606 qualificações, entre palestras, oficinas, cursos práticos e consultorias. Também possibilitou a captação de mais de 580 empresários para participação nos programas de qualificação empreendedora.  

 

Do total das pessoas que buscaram a unidade, 54,05% são mulheres, 78,45% pretos e pardos, e 42,62% empreendedores acima dos 50 anos. Os números relacionados a orientação, formalização, qualificação, regularização e de apoio ao empreendedorismo são comemorados pela secretária da Semdec, Mila Paes.   

 

“O SAC tem como foco trabalhar e melhorar o ambiente de negócios na nossa cidade. Com certeza fizemos a diferença nesse um ano de funcionamento. Temos ajudado nesse processo de desburocratizar, simplificar a vida de quem investe e empreende em Salvador. No SAC, reunimos em um só lugar todas as interfaces municipais da prefeitura que o empreendedor pode precisar”, destaca.   

 

Desburocratização – Proprietário de uma pequena empresa do ramo da construção e engenharia, Antônio Mota, 35 anos, buscou o SAC do Empreendedor após identificar nas redes sociais oficiais uma publicação sobre cursos e treinamentos. Segundo ele, o atendimento na unidade foi rápido e eficaz – inclusive, ele conseguiu um treinamento sobre fluxo de caixa, promovido pela estrutura municipal em parceria com o Senac. 

 

"Estive no SAC do Empreendedor e fiz a solicitação. Dez dias depois, foram até minha empresa e ofereceram curso para três dos meus colaboradores que, hoje, empregam na parte administrativa os conhecimentos adquiridos. Fiquei realmente muito satisfeito", reforçou o empresário.  

 

Graças ao atendimento realizado pelo SAC do Empreendedor, a cozinheira Sandra Amorim, 48 anos, conseguiu de maneira célere o parcelamento da dívida atrasada referente às taxas do Microempreendedor Individual (MEI). "Já estava desesperada, graças a Deus me atenderam muito bem e ajeitei o que estava devendo. Foi tudo muito fácil e conseguiram parcelas pequenas que consigo pagar", revelou.   

 

Atuação itinerante – O espaço onde o serviço funciona foi escolhido de maneira estratégica. “Nossa unidade na Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico, mostra o olhar sensível para ações de fortalecimento, desenvolvimento e requalificação dessa região tão importante da cidade”, frisa a secretária da Semdec.  

 

Embora tenha unidade física, o SAC do Empreendedor também leva serviços para as comunidades, participando de eventos itinerantes. Ao todo, foram 17 passagens por bairros de Salvador desde a sua inauguração. Ao longo deste um ano de funcionamento, os serviços públicos mais procurados estão os relacionados à geração do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), declaração e parcelamento.    

 

Funcionamento –O SAC do Empreendedor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e possui capacidade de atendimento de 150 pessoas diariamente, através de agendamento pelo site. No local, são oferecidas soluções práticas, mentorias, capacitações e serviços integrados a outros órgãos como as secretarias municipais de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem Pública (Semop) e Fazenda (Sefaz).  

 

Os usuários também podem fazer a formalização do empreendedor, alteração ou baixa do CNPJ, impressão de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) vencido ou segunda via, opção de débito automático, restituição e emissão de DAS, orientação, regularização, declaração e parcelamento. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS