Últimas Notícias

SALVADOR: Combate ao Aedes: Saúde promove “maratona do fumacê” em bairros de Salvador


 Foto e texto: Ascom/SMS PMS 

 

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), continua promovendo uma série de ações estratégicas de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikugunya, em Salvador. Na segunda-feira (24) foi iniciada a "maratona do fumacê", com aplicação simultânea de UBV Pesada (carro fumacê) para eliminação de focos e de mosquitos adultos em dez bairros da capital baiana.  

 

As atividades, em parceria com a Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Divep), serão executadas em cinco etapas até o próximo dia 9, entre os horários das 5h às 8h e das 17h às 20h, período de maior circulação do mosquito. As localidades contempladas na programação são Uruguai, Massaranduba, Federação, Nova Brasília, São Marcos, Ribeira, Mussurunga, Tancredo Neves, São Cristóvão e Itapuã.  

 

Como aliado no trabalho de redução dos focos de mosquitos, o CCZ também conta com a conscientização e parceria dos moradores, que podem se tornar os próprios “agentes de endemias”. Para isso, basta executar as seguintes práticas: evitar o acúmulo de água em pneus, latas e garrafas; manter a tampa do reservatório sempre fechada, bem como das lixeiras; preencher pratinhos ou vasos de planta com areia; e mobilizar a comunidade para repercutir e reproduzir as medidas de combate ao mosquito.  

 

“Seguimos fortalecendo as ações de enfrentamento ao vetor, mas ressalto ser imprescindível a participação efetiva da população. A conscientização é importante para prevenção e controle das arboviroses. Juntos, todos fazendo sua parte, teremos uma cidade mais saudável”, destacou a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos. 

 

Neste ano, o CCZ já contemplou com a UBV Pesada os bairros do Campo Grande, Bairro da Paz, Barra, Ondina, Carlos Gomes, Centro Histórico/ Pelourinho, Liberdade, Itapuã, Cajazeiras, Nordeste, Plataforma e Periperi. Em caso de denúncia de focos do mosquito, o cidadão pode informar ao CCZ através do Fala Salvador, no telefone 156. 



Secom

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS