Últimas Notícias

SALVADOR: Primeiro concurso de Fanfarras e Balizadores premia performances no 2 de Julho


 Fotos: Andreza Mona/Divulgação FGM 

Reportagem: Eduardo Santos/Secom PMS 

 

As performances musicais e artísticas das fanfarras e balizadores de escolas municipais e estaduais ocorridas durante o 2 de Julho foram premiadas no 1º Concurso de Fanfarras e Balizas da Fundação Gregório de Mattos (FGM), em cerimônia realizada na última sexta-feira (14), no Espaço Cultural Boca de Brasa Subúrbio 360, em Coutos. O evento contou com a apresentação de quatro fanfarras finalistas: do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, e das escolas municipais da Palestina (Famup) e Alexandrina Santos Pita (Masp), de Pirajá. 


 

Na categoria Melhor Fanfarra, foram vitoriosos os colégios Reitor Miguel Calmon (1º lugar), Escola Municipal da Palestina (Bamup – 2º lugar) e Escola Municipal Alexandrina Santos Pita (Masp – 3º lugar). Nesta etapa foram avaliados critérios como Harmonia; Música; Evolução; e Figurino e Adereços. A campeã recebeu ainda uma placa decorativa a ser fixada na escola.  


 

Na categoria Melhor Baliza, sagraram-se vencedores Gabriel Aragão, da Famup, em 1º lugar; Fabiane Lourenço, do Colégio Estadual Reitor Miguel Calmon, na 2ª colocação; e Edlane Sampaio, do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira, em 3º lugar. Para escolher os vencedores, foram avaliados os critérios Performance; Figurino e Adereços; Carisma; e Conjunto. Além do troféu, a campeã ganhou um ensaio fotográfico realizado pela fotógrafa Marisa Vianna. 

 

Emerson Brito, de 39 anos, é regente da fanfarra do Masp, que possui 100 componentes, há 13 anos, e ressaltou a satisfação em participar do concurso. Natural da Ilha de Itaparica, já fazia parte de uma fanfarra na infância e, desde pequeno, vinha à capital para assistir o evento.  

 

“Até que vim morar em Salvador e passei a fazer parte de uma banda daqui. Fui crescendo no movimento, até assumir a banda da escola municipal da qual faço parte até hoje. A cada ano venho trazendo novidades para o desfile, que é sempre incrível e algo magnífico. Não é apenas um desfile qualquer, é a nossa história sendo contada de um jeito diferente e que mexe com cada um de nós”.  

 


O corpo de jurados que avaliou os candidatos foi formado por Leonardo Almeida (produtor de conteúdo para o Canal Banda Show), Vinícius Zacarias (pesquisador vinculado ao Pós Afro/Ufba), Elivan Nascimento (bailarino, coreógrafo e integrante do Coletivo Afro Bapho), Jane Palma (FGM), Va
gner Rocha (FGM) e Chicco Assis (FGM). 



Secom.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS