Últimas Notícias

Apagão em todo o país aconteceu horas após presidente da Eletrobras pedir demissão

Wilson Ferreira Júnior renunciou ao cargo de CEO na noite de segunda; Brasil teve queda de energia generalizada nesta terça.

MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O apagão em registrado em todo o país nesta terça-feira (15) aconteceu horas depois de Wilson Ferreira Júnior pedir demissão da presidência da Eletrobras. Na noite de segunda-feira (14), a empresa informou em comunicado que Ferreira Júnior renunciou ao cargo de CEO, mas não disse por qual motivo ele pediu para deixar o posto.

A demissão de Ferreira Júnior foi acatada pelo conselho de administração da Eletrobras. No lugar dele, o colegiado escolheu Ivan de Souza Monteiro. Antes, ele estava à frente da presidência do conselho de administração da empresa.

A Eletrobras é a maior empresa de geração de energia elétrica brasileira, com capacidade geradora equivalente a 23% do total da capacidade instalada do país. Além disso, a empresa é líder em transmissão de energia elétrica no Brasil, com 38,49% do total das linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional em sua rede básica.

Todas as regiões do Brasil registraram falta de energia elétrica na manhã desta terça. O Ministério de Minas e Energia afirmou em nota que, a partir de dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), registrou "uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN)" que provocou a "separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste do país", com interrupção de pelo menos 16 mil megawatts de carga.

As causas da falha ainda estão sendo apuradas, segundo a pasta. Até às 10h45, 13.500 megawatts já haviam sido recompostos, de acordo com o ONS. Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, o fornecimento de energia já foi restabelecido.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação imediata de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada, bem como apurar as causas do incidente.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS