Últimas Notícias

Salvador: Prefeitura já entregou 1.000 carteiras para pessoas com transtorno do espectro autista

Salvador: Prefeitura já entregou 1.000 carteiras para pessoas com transtorno do espectro autista
Foto: Divulgação/Sempre


 A Prefeitura de Salvador já entregou 1.000 carteiras de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) desde o mês passado, quando foi iniciada a confecção do documento, que tem como objetivo facilitar o reconhecimento e o atendimento adequado desde grupo em espaços públicos e privados, evitando constrangimentos para eles e seus familiares.

Essa iniciativa, realizada pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), traz perspectivas de mudança na realidade para centenas de famílias, como a de Késsia Kelly Oliveira Bernardes, mãe de três filhos autistas com idades de 3, 6 e 9 anos.

Para Késsia, a carteira representa uma oportunidade de eliminar julgamentos indevidos e assegurar prioridade nas filas preferenciais e em repartições públicas, sem a necessidade constante de apresentar laudos. Além disso, destaca-se a importância da empatia e conscientização por parte da sociedade, uma vez que o autismo frequentemente não apresenta características visíveis. Mesmo que a agitação seja uma manifestação do transtorno, muitas vezes é erroneamente interpretada como falta de educação, o que perpetua o estigma.

Késsia compartilha sua experiência como mãe de três filhos com diferentes graus de autismo: um com grau leve, o segundo com grau severo e não-verbal, e o mais novo com grau moderado. A CIPTEA surge como um instrumento de mudança, proporcionando não apenas uma mudança prática, mas também uma mudança de percepção e aceitação da sociedade em relação ao autismo.

A CIPTEA é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre, colocando a capital baiana como o primeiro município da Bahia a disponibilizar essa carteira para a população. Nessa primeira etapa, a meta é emitir 2.000 carteiras, e a distribuição já teve início por instituições parceiras especializadas, como a Associação de Amigos dos Autistas da Bahia (AMA), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae - Pituba e Subúrbio 360), Projeto Fantástico Mundo Autista (Fama), Instituto Guanabara, Centro Dia, Centro de Logopedia e Psicomotricidade da Bahia e Instituto de Organização Neurológica (ION). A segunda fase do programa atingirá as Prefeituras-Bairro.

Além da distribuição das carteiras, a Sempre, com o apoio da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit), implementou um sistema CIPTEA, que funcionará como um censo da população autista em Salvador. Esse sistema permitirá a coleta de informações importantes, como o número de pessoas com autismo na cidade, gênero, raça, idade e localização geográfica. Esses dados fundamentais servirão para que a gestão municipal possa avançar com políticas públicas mais direcionadas e eficazes para essa população.

A validade da carteira será de cinco anos e seu processo de obtenção envolverá a apresentação de um laudo médico, uma foto, documento de identificação e comprovante de residência.

O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, reforça a importância da inclusão social e do combate à discriminação enfrentada pelas pessoas com TEA. “A CIPTEA é mais uma ação concreta voltada para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo em Salvador, fortalecendo a busca por igualdade e respeito aos direitos de cidadania dessa comunidade”, afirmou.



Secom Salvador

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
REGIONAIS BAHIA 2023.2
REGIONAIS BAHIA 2023.2
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Publicidade Setembro - Câmara SAJ
Publicidade Setembro - Câmara SAJ
Publicidade Agosto - SAJ
Publicidade Agosto - SAJ
Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS