Últimas Notícias

SALVADOR: Vacinação antirrábica já vacinou mais de 80 mil cães e gatos em Salvador



 Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS 

 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já aplicou, em três semanas da campanha de vacinação antirrábica animal de Salvador, 80 mil doses do imunizante em cães e gatos. O número representa quase 32% da meta da secretaria, que é imunizar 249 mil animais até o final da campanha, em 8 de setembro. 

 

Com o tema “Proteja seu Amiguinho com uma Dose de Amor”, a campanha visa oportunizar e garantir acesso à dose através da oferta em pontos estratégicos, itinerantes, drive-thru e pontos fixos em centros comerciais com grande circulação, além das 100 salas de vacina nos postos de saúde.  

 

Morador de Cosme de Farias, o autônomo Reinaldo Rocha não descuida da proteção de Mingau, seu gato de estimação há dois anos. “Sempre cuido da saúde dele, para proteger a nossa também, porque sei que é importante. Fui na (USF) Santa Luzia com ele e foi rapidinho”. 

 

Residente da Avenida Joana Angélica, a confeiteira Marcela Silva também aproveitou a campanha da SMS e levou o cão da raça Jack Russell Terrier no posto para a imunização. “Não somos só nós, seres humanos, que devemos nos imunizar, mas os cães e gatos também. Sempre que tem campanha eu levo Mike, cuido dele como um filho”.   

 

“Montamos toda uma logística para que todos os bairros possam ser contemplados e que a vacina esteja próxima de quem mais precisa e, principalmente, dentro de um calendário democrático, que contemplará os finais de semana e o Dia D, previsto para o dia 2 de setembro. Sabemos como esses seres são cada vez mais integrantes fundamentais de inúmeras famílias soteropolitanas, portando cuidar da saúde e bem-estar desses ‘anjos de quatro patas’ também é o nosso objetivo”, explica a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos. 

 

Locais de vacinação e orientações – A lista de postos itinerantes e unidades de saúde que aplicam a vacina antirrábica pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br. Nas unidades de saúde, a vacinação acontece sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.  

 

O sistema drive-thru e os pontos fixos acontecem nos shoppings Salvador e Salvador Norte, das 9h às 16h no sábado(19) e das 12h às 17h no domingo (20).  

 

Para o sistema drive-thru, os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação. 

 

Os pets não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais, é aconselhável o uso de focinheira. 

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS