Últimas Notícias

WENCESLAU GUIMARÃES: Prefeitura promoveu encontro de entidades para discutir Segurança Alimentar e Nutricional

 




As secretarias da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Educação, e Assistência e Promoção Social, protagonizaram um debate franco sobre a grave situação de insegurança alimentar pela qual passa a população brasileira.



A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, realizou, nesta quinta-feira (24), o Encontro Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos que garantam uma alimentação adequada e saudável a todos àqueles que se encontram em situação de insegurança alimentar.


O encontro contou com a presença do secretário da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Eliosmar Fontes; do secretário da Educação, Marcos Antônio; do secretário da Administração, Vailson Silva; da vereadora Ednalva Reis, representando a Câmara Municipal; Amarildo Silva, chefe de gabinete, representando o prefeito Kaká, que se encontrava em outra agenda; do Conselho de Alimentação Escolar, além dos representantes do escritório da CAR/Setaf, Território Baixo Sul, Paulo Henrique Santana e Marcelo Hlavinicka.


No âmbito municipal, o encontro teve como parceiros as secretarias da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Educação, e Assistência e Promoção Social.


O secretário da Educação, Marcos Antônio, avaliou como positivo o encontro em Wenceslau Guimarães. “Se a gente não tiver voz, a gente não vai ter vez. Esses encontros são importantes para que as pessoas digam aquilo que sentem.  Vamos aqui construir propostas para as conferências estadual e nacional para que isso vire política pública e que de fato venham solucionar o problema que é grave, é real e é urgente”, disse.


Paulo Henrique Santana, chefe do escritório da CAR Território Baixo Sul, elogiou a participação de representantes da agricultura familiar, associações, agricultores familiares, e o poder público. “A participação da sociedade civil é importantíssima porque junto com o poder público as demandas são fortalecidas e nós estamos aqui à disposição para assessorar e dar todo o apoio necessário para que as associações se organizem e posso acessar políticas públicas”, explicou, Paulo Henrique.


O secretário municipal da Agricultura, Eliosmar Fontes, destacou que Wenceslau Guimarães, é um dos maiores produtores de fruticultura e de outros produtos e que está tendo a oportunidade de compartilhar entre a zona rural e a sede um debate tão em voga no momento que é a segurança alimentar e nutricional. “Passar fome não é só a falta de alimento, é consumir alimento inadequado e nós temos alimento adequado no campo. Os produtores produzem alimentos que podem estar chegando na mesa dessas pessoas que estão em situação de insegurança alimentar”, disse.


O secretário adiantou que a sua pasta tem garantido apoio técnico para os pequenos agricultores e as associações que receberão nos próximos dias assessoria técnica para se organizarem e se prepararem para chamadas públicas.


Durante o encontro foram discutidos os problemas enfrentados pelo poder público a fim de garantir acesso à alimentação de sua população, bem como a discussão de propostas que vão compor um documento que será enviado à 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, em Salvador, entre os dias 17 e 19 de outubro.



Também ficou acertada a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.


Três delegados foram eleitos, sendo dois da sociedade civil e um do poder público. São eles: Manoel Conceição, da Associação de Fruticultores de Wenceslau Guimarães; Luzinete Ramos dos Santos, da Associação Água Vermelha; e o professor Fred Souza Galvão, da secretaria municipal da Educação.


Fonte: Ascom PMWG | Fotos: Marcelo Dutra

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS