Últimas Notícias

Salvador: Alunos do IngreSSAr se preparam para conseguir acesso a universidades

Salvador: Alunos do IngreSSAr se preparam para conseguir acesso a universidades
Fotos: Lucas Moura/Secom PMS 

 Com a proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), jovens que fazem parte do programa IngreSSAr, curso preparatório gratuito da Prefeitura para o exame e vestibulares, têm intensificado a rotina de estudos. Mesmo com o nervosismo, a opinião dos alunos é unânime: depois de iniciar a jornada de estudos com o apoio municipal, as chances de conquistar a aprovação nos exames aumentaram exponencialmente. 

 

Em uma das unidades parceiras do programa, o curso Análise, que funciona na Avenida Antônio Carlos Magalhães, os jovens têm a oportunidade de realizar as aulas no período diurno e noturno, acesso a simulados das provas, contam com correção de redações e uma série de outras iniciativas que visam a preparação para o exame. Ian Carlos, 20 anos, mora no Jardim das Margaridas e contou que além de possibilitar que ele esteja mais preparado para o Enem, o IngreSSAr permitiu que ele criasse conexão com outros jovens que estão vivenciando a mesma fase da vida que ele.  

 

“Estávamos todos perdidos porque quando a gente não tem recurso suficiente para pagar um cursinho pré-vestibular, a gente estuda em casa e chora muito. Com a oportunidade de vir para cá, encontrei pessoas com o mesmo objetivo que eu e vivendo a mesma situação. Adquiri muito conhecimento nestes últimos meses e me sinto preparado para enfrentar todos os desafios a partir de agora”, contou. 

 

Postulante ao curso de Medicina, Karen Lima, 20 anos e moradora de Brotas, avaliou positivamente a iniciativa da Prefeitura em ofertar cursos preparatórios para o Enem e vestibulares de forma gratuita. “O IngreSSAr chegou como uma grande oportunidade para os jovens que vem galgando um futuro melhor. Ele tem servido para modular alguns conhecimentos que a gente já trouxe da escola para que posteriormente a gente possa aplicar no Exame Nacional. Tá sendo crucial ter essa oportunidade nessa fase que vai definir o que vai ser da nossa vida daqui por diante”, detalhou.  

 

Sonho – O programa é oferecido por meio da Secretaria Municipal de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e este ano disponibilizou mil vagas para o público. Por meio do IngreSSar os alunos têm aulas de História, Geografia, Literatura, Gramática, Filosofia, Sociologia, Inglês, Espanhol, Redação, Biologia, Química, Física e Matemática.   

 

Rian Azevedo, de 19 anos e morador de Itapuã, também é aluno do IngreSSAr e contou que está ansioso para mostrar os conhecimentos adquiridos neste período de dedicação aos estudos e gabaritar a prova do Enem. “Minha experiência tem sido muito positiva com o programa. Agradeço muito à Prefeitura por ter dado a nós, jovens de escola pública, a oportunidade de ter ótimos professores, material didático excelente e ainda o transporte, que é algo que nos ajuda muito. A gestão está nos dando a chance de sonharmos e conquistarmos a sonhada faculdade”, destacou.  

 

Moradora do Canela, Beatriz Dias, 28 anos, contou que o programa transformou a sua forma de estudar que o aulão vai ser um momento de reforçar ainda mais os conhecimentos adquiridos nas aulas. “Estar no IngreSSAr este ano fez uma grande diferença na minha vida. Eu estava com muita dificuldade de estudar sozinha em casa e quando vi essa oportunidade que a Prefeitura nos deu, achei fantástico. Estar com os colegas e professores maravilhosos potencializou muito as minhas chances de ser aprovada este ano”, finalizou.  

 

A gestora financeira da rede Análise, Lorrayna Amora, destacou que a parceria com a administração municipal tem sido muito produtiva. Os alunos que são contemplados pelo programa e passam a integrar a rede recebem todo o material didático de forma gratuita, suporte adicional da equipe docente, e ainda contam com uma estrutura acolhedora e projetada para facilitar a jornada de estudos.  

 

“Eu acho a iniciativa incrível e aqui pensamos em todos os detalhes para o aluno se sentir acolhido. O que o IngreSSAr está proporcionando é muito completo, oferecendo a oportunidade de o público estudar em espaços bem localizados e tornando a educação mais acessível a todos. Conceder a alguém que não tem oportunidade este curso, e ainda dando o transporte, realmente é um sonho”, afirmou. 

 

Beneficiados – São contemplados com o IngreSSAr jovens entre 16 e 29 anos, moradores de Salvador oriundos da rede pública de ensino da capital, beneficiários do programa Bolsa Família cursando ou egressos do 3º ano do ensino médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública de ensino. Também são beneficiados bolsistas integrais de escolas particulares no ensino médio, cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), e com renda familiar de até três salários mínimos. 

 

Aulão – No próximo sábado (28) os vestibulandos de toda a cidade vão ter a oportunidade de participar de um aulão promovido pela Prefeitura para reforçar os conhecimentos e revisar conteúdos. A atividade é gratuita e aberta ao público e vai ocorrer de 8h às 17h, no Centro de Convenções de Salvador, na orla da Boca do Rio. As inscrições podem ser realizadas no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br



Joice Pinho/Secom PMS 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BYD 1023
BYD 1023
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Publicidade Outubro - Jaguaripe
Publicidade Novembro - SAJ
Publicidade Novembro - SAJ
Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS