A Semana da Criança na Escola Municipal Hercília Moreira, no Rio Vermelho, começou de uma forma bastante especial nesta segunda-feira (9): com um torneio de xadrez e cubo mágico para mais de 90 alunos entre 7 e 13 anos. Denominada de “Expomática”, a atividade lúdica teve como intuito, além da diversão, estimular o raciocínio lógico entre as crianças.
Nas mesas, o clima era de bastante concentração para resolver os desafios apresentados. Alguns dos alunos, considerados “mestres” do xadrez ou do cubo mágico, auxiliavam os colegas sobre o processo dos jogos e as regras envolvidas.
Um desses mestres é o estudante Arthur Novaes, de 10 anos, um dos mais empolgados com a atividade e que joga xadrez há apenas seis meses. “É uma atividade muito divertida, que treina a minha mente e dos meus colegas. É uma forma de estímulo que me cativou”, elogia.
Participante da atividade, Ismael Mota, 13 anos, se considera um bom jogador. Ele conseguiu resolver as seis faces tridimensionais do cubo mágico em 20 minutos e foi compartilhar o feito com outros colegas. “Esse evento vem me estimulando bastante. Consegui resolver o cubo mágico muito rápido e quero ajudar os meus colegas de sala a conseguir também”, afirma.
Para o diretor da escola, Clairton Quintela, o torneio ainda contribui para melhorar a capacidade de concentração, socialização e educação dos estudantes, algo que o xadrez e cubo mágico exigem. “São atividades diversificadas que trabalham as experiências e os problemas matemáticos, ajudando no desenvolvimento das competências dos nossos alunos”, pontua.