Últimas Notícias

PIRÔPO NEWS visita Maragogipinho e mostra programação do FESTIVAL DA CERÂMICA


O site PIRÔPO NEWS BAHIA, esteve na cidade de Aratuípe no distrito de Maragogipinho, onde acontece o FESTIVAL DE CERÂMICA, nossa equipe   conversou com o Prefeito Tone, com representantes do Governo do Estado através da SETRE e com representante do Artesanato da Bahia.

 





As artesãs e os artesãos são as principais estrelas do Festival da Cerâmica Maragogipinho, que iniciou ontem (13/11) e vai até domingo (19/11), em Maragogipinho, distrito de Aratuípe. Durante o evento, as suas peças artesanais serão comercializadas e expostas na Feira Artesanato da Bahia, lojas e olarias. A programação é extensa com shows e manifestações culturais, feira de gastronomia, rodada de negócios, painéis, oficinas de capacitação, caravana de cadastramento de artesãs e artesãos e cerimônia de entrega do Selo de Origem Artesanato da Bahia. 

SHOWS - As estrelas também estarão presentes no palco principal da Feira, montado na Praça da Matriz. Na sexta-feira (17/11), das 18h às 22h, o cantor Roberto Mendes apresenta um repertório com músicas criadas com as matrizes africanas do Recôncavo, e Jau vai brindar o público com o seu balanço do samba-reggae, ijexá e axé. No sábado (18/11), o pernambucano Lenine faz um dos shows mais aguardados do Festival, com um repertório recheado de canções de sucessos, e a cantora revelação da nova geração baiana, Sued Nunes vem do Recôncavo na sua música, que revela a ancestralidade em novas estéticas sonoras, e o Cortejo Afro fecha a programação de shows no ritmo do balanço do samba-reggae.

O Festival da Cerâmica Maragogipinho é uma iniciativa do Governo da Bahia, por meio do Programa Artesanato da Bahia, através da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Setre, e a Prefeitura de Aratuípe, em parceria firmada entre o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. O evento também conta com a parceria das Secretarias da Cultura (Secult) e Turismo (Setur), e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e AAMOM.

“É uma rica oportunidade realizar um sonho de toda a comunidade de Maragogipinho e Aratuípe, que é o Festival da Cerâmica de Maragogipinho. Sem o apoio do Governo da Bahia, através da SETRE, a gente não teria chegado até a realização deste evento, que é resultado da política pública de fomento da construção e valorização do Artesanato da Bahia. A experiência de visitar Maragogipinho, não tem preço, pois a compreensão e a percepção são diferentes para quem compra aqui uma peça de cerâmica de em qualquer outro lugar. Quem veio aqui nas Feiras Artesanato da Bahia sabe dessa diferença, principalmente pelo envolvimento da nossa população”, comenta Antônio Marcos Araújo, prefeito de Aratuípe.


RODADA DE NEGÓCIOS - A Rodada de Negócios Artesanato da Bahia reunirá lojistas e revendedores da Bahia e do Brasil, hoje, amanhã (14/11) e sábado (18/11), no Salão do Artesão de Maragogipinho.  Os convidados terão a oportunidade de adquirir as peças artesanais diretamente das mãos de artesãs e artesãos, no ambiente das rodadas e no tour pelas olarias da cidade. A Rodada visa fomentar e desenvolver o incremento e a geração de renda, trazendo novas parcerias e oportunidades de negócios para artesãs e artesãos. Ainda abertas, as inscrições podem ser feitas no link: https://forms.gle/SL3nLQBExgMkns4ZA


MAPA & GUIAS - Com cerca de 150 olarias na região, o evento é um tributo à rica herança da cerâmica artesanal e representa um marco para a comunidade. Para conhecer esta riqueza, os compradores e visitantes poderão acessar, através do QR Code, o mapa de Maragogipinho, com as informações gerais e as localizações de suas dezenas de Olarias. Será oferecida também a Visita Guiada e Experiência Imersiva nas Olarias, proporcionando ao público uma visita com mediação cultural, além de poder experimentar as técnicas da cerâmica.

GASTRONOMIA - O Festival também contará com a Feira Gastronômica, um espaço exclusivo para a comercialização de alimentos e bebidas. Com todo conforto e preços acessíveis, o público poderá escolher uma variedade de sugestões no cardápio, que reúne a culinária do Recôncavo, Baiana e Nordestina, além das comidinhas de rua.

CAPACITAÇÃO DE ARTESÃOS - Nesta segunda e terça-feira (13 e 14/11), o Festival realizará a Caravana de Cadastramento, na Rota Artesanal Boi Bilha, para emissão da Carteira Nacional do Artesão para artesãs e artesãos locais e da região do Recôncavo. Na ocasião, será emitido o documento para quem desenvolve trabalho individual, em associações e grupos de produção. O cadastramento é uma forma de regularização profissional e garante direitos trabalhistas, além de possibilitar a participação em cursos e outras qualificações, além da comercialização nas Feiras e nas lojas do Artesanato da Bahia.

Estão programadas atividades de qualificação, incluindo oficinas e cursos de curta duração, painéis temáticos para estimular o empreendedorismo e a inovação na produção de cerâmica artesanal. Ainda no evento, artesãs e artesãos participarão da cerimônia de entrega do Selo de Origem Artesanato da Bahia, que reconhece a autenticidade do artesanato baiano e a origem do produto.

Na quinta-feira (16/11), serão realizados os painéis com os temas Desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável de Maragogipinho, das 14 às 15h30, e Patrimonialização de Maragogipinho, das 16 às 17h30, na sede da AMMON. A mesa de debate contará com a participação de artesãs e artesãos, comunidade acadêmica, órgãos do Estado e comunidades parceiras. 

“A parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/UFRB justifica-se pela aderência à missão institucional, com a pesquisa e experiência de seus pesquisadores na área da cultura, que a credenciaram no desenvolvimento da 1ª Edição do Festival da Cerâmica Maragogipinho. O intercâmbio entre a comunidade acadêmica e os outros setores favorece o sentimento de pertencimento e de defesa da construção de conhecimentos com respeito à diversidade cultural”, explica Danilo Barata, Pró-reitor de Extensão e Cultura da UFRB. 


CERÂMICA ARTESANAL - Um marco para a comunidade de Maragogipinho, o Festival da Cerâmica entra para o calendário cultural da Bahia. A ideia de criar um evento oficial tem como principal objetivo apoiar as artesãs e os artesãos, proporcionando um espaço direto para a venda de seus produtos, além de fomentar o turismo, atrair compradores e contribuir para o desenvolvimento cultural e econômico da cidade.

Durante o Festival, os visitantes e compradores poderão adquirir peças decorativas e utilitárias na Feira, com 40 expositores, lojas e nas olarias, com destaque para as louças de barro, potes, talhas, boi-bilhas, panelas, vasos, pratos, esculturas e moringas, entre outros. A influência indígena está nos desenhos geométricos e florais, pintados em tons vermelho do Tauá e o branco da Tabatinga, pigmentos naturais da argila.

SERVIÇO FESTIVAL DA CERÂMICA MARAGOGIPINHO

 

Data:  De 13 a 19 de novembro.

Onde: Praça da Matriz - Aratuípe, Bahia.

Entrada franca

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

13/11

10h30 às 17h - Caravana de Cadastramento - Rota Artesanal Boi Bilha

10h30 às 17h - 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia

14/11

9h às 17h - Caravana de Cadastramento - Rota Artesanal Boi Bilha

9h às 17h - 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia

18/11

9h às 17h - 4ª Rodada de Negócios Artesanato da Bahia

PAINÉIS

Data: 16 de novembro

4 às 15h30 - Painel: Desafios para o desenvolvimento do turismo sustentável de Maragogipinho

16 às 17h30 - Painel: Patrimonialização de Maragogipinho 

SHOWS ARTÍSTICOS 

17/11:

18h às 19h30 - Roberto Mendes

20h30 às 22h - Jau

 

18/11:

18h30 às 19h50: Sued Nunes

20h20 às 21h40: Lenine

22h às 23h30: Cortejo Afro

 

Data: 17 a 19 de novembro

- Feira Artesanato da Bahia

- Feira Gastronômica

- Visita guiada nas Olarias

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
BYD 1023
BYD 1023
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Publicidade Outubro - Jaguaripe
Publicidade Novembro - SAJ
Publicidade Novembro - SAJ
Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS