Últimas Notícias

SALVADOR: Idosos do abrigo Dom Pedro II celebram Natal com ceia especial e animação

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS 


Os idosos do Abrigo Dom Pedro II tiveram a oportunidade de celebrar a chegada do Natal ao lado dos familiares e amigos, de forma antecipada. A festa, que aconteceu na sede localizada no bairro de Piatã, na quinta-feira (21), teve direito à ceia, decoração especial e muita música com Jairo Marques, musicoterapeuta e assistente da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre). 

 

A festa começou com um buffet de comidas da época, a exemplo de salpicão, tender e chester, todos feitos sob medida para os pouco mais de 51 idosos da casa. “O Natal é uma festa que os deixa mais emotivos, em especial, os que estão distantes de seus familiares. E esses momentos de interação são realizados no Abrigo D. Pedro II, especialmente para fazer com que eles se sintam realmente acolhidos. E poder vê-los sorrindo, felizes, sem deixar que o espírito do Natal, uma celebração tão especial, se apague dentro deles é o nosso maior presente”, declarou o titular da Sempre, Junior Magalhães. 

 

A nutricionista e chefe administrativa do abrigo, Maria Augusta Silva, conta que esse momento é importante de integração para os idosos. “Tem tudo a ver com socialização, trazer divertimento, entretenimento e a lembrança do nascimento de Jesus. É uma festa familiar também, que todos querem confraternizar, é uma memória afetiva importante. Neste período recebemos filhos e outros parentes e responsáveis, que vêm visitar ou buscam os idosos para passar o Natal em casa”. 

 

Laços familiares – Moradora do Imbuí, a transportadora escolar Simone Rosas, de 55 anos, aproveitou a data para visitar a mãe, Idalice, de 95 anos. “Faço questão de vir aqui, mas observo que muitos não recebem visitas. Me faço presente com ela, porque é um bem meu, a minha mãe. Ela gosta de estar aqui e, quando vai comigo pra casa, quer logo voltar. Chego a ter ciúmes, mas sei que aqui ela já tem o cantinho dela, que é melhor do que ficar em um apartamento, sozinha. E essa festa, esse momento é uma integração legal, tem o som de Jairo, muito bom”. 

 

Há cinco anos no abrigo, Lucia Maria Peçanha, de 81 anos, recebeu a visita da filha, Luciene Conceição, de 43 anos, que estava acompanhada do marido, Valdemir, de 44, da filha Gabriela, de oito, e da sogra, Miralda, de 79 anos. “A festa está maravilhosa, e com a minha filha aqui fico mais feliz. O Natal é uma festa muito boa, todos os idosos reunidos, assistentes sociais, cuidadoras. Essa época é legal, porque passeamos, comprei meus presentes e fiquei muito feliz. Que 2024 venha com muitas coisas boas”. 

 

A filha, Luciene, lembra que hoje dona Lúcia tem apenas ela como família, após o falecimento dos irmãos da mãe. “Eu e minha mãe somos dois pavios curtos, e os profissionais aqui nos ajudaram a nos juntar. Esses momentos de celebração são muito bons, tento vir a cada uma ou duas semanas. Eu moro em Massaranduba, que é um pouco distante, mas tento me fazer presente, o que der, eu farei por ela”. 

 

No abrigo há pouco mais de um ano, Reinaldo Lobo, 73 anos, também aproveitou a ceia. “O Natal é bom, essa convivência com os colegas. Desejo que o próximo ano seja de muita festa e alegria, como esse nosso momento aqui. A programação está bem legal para nós”. 

 

Preparação – O local recebeu uma decoração especial nas mesas e também uma árvore de Natal, tudo decorado com participação dos idosos abrigados. Ainda nos preparativos, os idosos lúcidos e que não são acamados também tiveram a oportunidade de ir ao shopping na última semana, para escolher o traje para a festa. Entre as compras, roupas, perfume, sapatos, e acessórios, a exemplo de relógio e colares. 

 

Na última terça-feira (19), antecipando o clima da festa desta quinta, o abrigo recebeu uma apresentação da banda da Guarda Civil Municipal, tocando canções uma sequência de canções natalinas, “Jingle Bell Rock”, “Boas Festas”, “Emoções” e “Então é Natal”. 

 

Estrutura – Situado no bairro de Piatã, o Abrigo Dom Pedro II é gerido pela Prefeitura de Salvador, por meio da Sempre, e este ano completa 136 anos. O local conta com 51 idosos que recebem cuidados de uma equipe multiprofissional formada por médicos, psicólogos, assistentes sociais, cuidadores, enfermeiros e técnicos de enfermagem, entre outros.  



Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS