Últimas Notícias

Módulos de Saúde garantem assistência no Festival Virada Salvador 2024

 

Foto: Lucas Moura/Secom PMS 


Para assegurar o acesso aos serviços de saúde ao público que vai curtir os shows do Festival Virada 2024, promovido pela Prefeitura de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou dois módulos que irão funcionar durante os cinco dias de festa, entre esta quinta (28) e a próxima segunda-feira (1º). Um deles funcionará 24h ininterruptamente, dando suporte também aos trabalhadores envolvidos no evento durante o período diurno, com dez leitos disponíveis. 

 

Cada módulo de saúde contará com apoio de uma Unidade de Suporte Básica e duas ambulâncias convencionais, com equipe composta por técnico de enfermagem e condutor socorrista. Desta forma, assegura-se o transporte sanitário de pacientes que necessitem de remoção para unidades de maior complexidade, mediante regulação da Central Municipal de Regulação de Urgências. 

 

Os dois módulos possuem 30 leitos no total, sendo 28 de observação e dois de reanimação, com capacidade para prestar assistência ao paciente em situação de maior gravidade. O leito de sala vermelha possui suporte para estabilizar as mais diversas situações clínicas e traumatológicas. Além disso, os leitos são equipados com todas as principais medicações de uso na urgência, e principais situações traumáticas.  

 

“Nosso esquema de saúde para essa festa linda que é o Festival Virada Salvador foi pensado com muito carinho e estudo. Nos baseamos nas experiências anteriores para sermos mais efetivos e ágeis no cuidado com as pessoas que vêm aproveitar e, eventualmente, precisem de assistência”, destacou a vice-prefeita e secretária da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. 

 

Além disso, o Centro de Saúde Alfredo Bureau estará de prontidão para os atendimentos especializados com a realização de exames complementares de imagem, laboratório, raio X e eletrocardiograma. 

 

Vigilância Sanitária – A Visa também marca presença no evento, onde terá uma estrutura fixa com equipe durante os cinco dias de festival. Serão observadas as condições sanitárias dos comércios de alimentos e bebidas, orientando quanto às boas práticas de manipulação e conservação dos alimentos e higiene dos locais.  

 

O trabalho é focado no comércio informal (ambulantes), food trucks em toda a vila gastronômica, camarotes e estabelecimentos circunvizinhos. A intenção é tirar dúvidas e promover a educação para o fornecimento de serviços, alimentos e bebidas com qualidade. 

 

Casa de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência - A SMS, em parceria com Secretaria de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), vai oferecer cuidado para as crianças e adolescentes, filhos dos ambulantes e catadores de recicláveis, que trabalham durante os dias da festa. Esta ação ocorrerá na Casa de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (Caac), montada na Escola Municipal Luiza Mahim, em Armação, próxima ao evento. Na ocasião, a SMS disponibiliza núcleo multiprofissional com equipe que atua na prestação de assistência, cuidado e ações de promoção e prevenção à saúde, avaliação e atendimento clínico, visando o bem estar das crianças e adolescentes. 



Ascom/SMS 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS