Últimas Notícias

Prefeitura entrega Centro de Formação com capacidade para receber 700 educadores e pacote tecnológico completo




Fotos: Betto Jr. / Secom PMS
Reportagem: Thiago Souza e Vitor Villar / Secom PMS

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (11) o Centro de Formação Emília Ferreiro, um inédito equipamento na capital baiana que será dedicado à capacitação dos educadores e outros profissionais que atuam na Rede Municipal de Educação. O evento reuniu centenas de professores, coordenadores pedagógicos e outros servidores no prédio, localizado no Costa Azul. Eles puderam conhecer a grande estrutura ao lado do prefeito Bruno Reis e do secretário de Educação (Smed), Thiago Dantas.

O Centro de Formação ocupa três andares do edifício Civil Towers, na Rua Arthur de Azevêdo Machado, no Costa Azul. Possui 2 mil metros quadrados de área com 16 salas de aula, todas climatizadas, com capacidade para 35 pessoas em cada. Além disso, tem um auditório e um miniauditório com 107 e 60 lugares, respectivamente. O equipamento pode receber mais de 700 pessoas por turno. O espaço ainda conta com biblioteca de pesquisa, refeitório, plenária, foyer, sala de convivência, recepção exclusiva e garagens privativas.

Além do porte, o Centro de Formação Emília Ferreiro destaca-se como o mais inovador e tecnológico do Norte e Nordeste. Além de disponibilizar salas específicas para treinamento em ferramentas pedagógicas digitais, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a plataforma Tech4Kids, o equipamento conta com sala de informática, estúdio de gravação de videoaulas e um moderno sistema multimídia integrado que possibilita a transmissão simultânea das atividades desenvolvidas (cursos, palestras, debates, entre outros).

O prefeito Bruno Reis destacou o ineditismo do centro: “A gente precisava fechar esse ano com um grande presente para a rede. Por tudo o que construímos, em especial a enorme adesão ao Prosa (Programa Salvador Avalia) e ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Pelo empenho de toda a rede e pelo clima que a gente vive hoje com os professores. A gente quer que aqui seja o ponto de encontro da rede para troca de experiências, para interagir, para vocês utilizarem da melhor forma. Isso aqui é para vocês”, disse.

O prefeito lembrou que agora a Diretoria Pedagógica da Smed dispõe de um equipamento que permitirá a ela planejar e executar a formação continuada dos educadores. “Aqui temos salas de formação de informática, para a gente inserir o digital em nossa rede, que é um desejo nosso cada vez maior. Também tem um estúdio de gravação para a gente investir mais em videoaulas, para que a gente possa oferecer conteúdos de reforço aos nossos alunos, em especial no contraturno. São milhares de possibilidades”, completou.

Nossa Escola - O Centro de Formação é a grande entrega do programa Nossa Escola, lançado em maio para balizar as ações em educação do município. O plano possui mais 10 iniciativas, que passam desde o fortalecimento da segurança nas escolas, com a Ronda Escolar da Guarda Civil e a instalação de câmeras para videomonitoramento.

Também engloba a contratação de psicólogos para dar apoio emocional a educadores, de mais Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI), de estagiários em licenciatura para darem suporte a professores em sala de aula e de profissionais dedicados a monitorar a frequência escolar dos alunos.

Segundo o secretário Thiago Dantas, o centro vai reforçar ações do Nossa Escola, como por exemplo a atualização do material pedagógico de referência do Nossa Rede. “Por exemplo, estamos passando pelo processo de atualização do nosso material didático. Porém, não adianta apenas atualizar esse material, é preciso formar os educadores para que o uso desse novo material tenha a máxima eficácia. É aí que entra o Centro de Formação. Aqui, os educadores serão formados para que possam realizar da melhor forma o seu papel na sala de aula”, afirmou.

“Essa é a realização de um sonho da rede municipal de ensino. Os nossos educadores vinham pedindo bastante por um equipamento como esse aqui, um grande espaço para eles, seguramente um dos melhores do Brasil, senão o melhor. Feito com todo o esmero, pensando em dar à educação municipal aquilo que ela merece em termos de estrutura. Para que a gente possa trabalhar toda a estratégia pedagógica e, com isso, consolidar Salvador como referência em educação pública de qualidade”, completou Dantas.

Educadores - Adriana Souza Purificação, coordenadora da Gerência Regional de Educação (GRE) Centro, disse que a rede sonhava com um equipamento como esse. “É um avanço e um ganho para todos os profissionais. Há muito tempo a gente almejava por esse momento de fomentar a formação continuada. A rede tem sede de conhecimento. A gente precisa aprimorar o professor e todos que estão hoje na educação, a fim de que faça reverberar esse resultado nos alunos”, disse.

Débora Coutinho da Silva, coordenadora da GRE Cajazeiras, lembrou que a rede já realiza atividades de formação continuada, porém de maneira dispersa, e que concentrá-las em um único local era um pedido dos profissionais. “Agora temos um local fixo, de referência e com essas excelentes instalações. Porque, até então, a gente usava diversos lugares que não eram adequados. A partir de agora, teremos salas climatizadas, num ambiente organizado, onde a gente vai se sentir bem. Isso faz efeito, isso eleva a autoestima do professor e dá mais vontade de participar”, afirmou.

Emília Ferreiro - O Centro de Formação homenageia a pedagoga e psicóloga Emília Ferreiro, morta em agosto deste ano. Criadora da Rede Latino-Americana de Alfabetização, a educadora é referência mundial nos processos de aprendizagem da leitura e da escrita. Emília Ferreiro nasceu na Argentina, foi orientada por Jean Piaget durante o doutorado na Suíça e desenvolveu pesquisas que revolucionaram a alfabetização. Os conhecimentos gerados por ela influenciam até hoje a educação brasileira.



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS