Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Comércio popular de Salvador teve espaços requalificados e novo sistema de credenciamento em 2023

 

Fotos: Bruno Concha e Lucas Moura/Secom PMS 


O comércio popular de Salvador, que envolve os segmentos formal e informal, foi beneficiado com diversos investimentos da Prefeitura na qualificação de espaços públicos que proporcionaram ambientes mais dignos tanto para os ambulantes quanto para a população, em 2023. O ano também foi marcado pelo lançamento de um inédito sistema de credenciamento de festas populares, que resultou no cadastramento bem-sucedido de 8.355 trabalhadores. As ações foram conduzidas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).  

 

Na parte de infraestrutura, as obras de requalificação e reforma de duas feiras municipais, a do Curtume (na Calçada) e a de Castelo Branco, devolveram à cidade equipamentos responsáveis pela geração de renda de quem vive no ramo de venda de hortifrúti. A Feira do Curtume, por exemplo, é um dos espaços mais tradicionais da Cidade Baixa e que durante décadas ficou degradado.  

 

Hoje transformado, o equipamento tem capacidade para abrigar até 112 barracas, entre comércio de frutas, verduras, hortaliças, produtos da roça, artesanatos, cereais, grãos, entre outros itens, além de módulo com oito boxes para bares e restaurantes.   

 

Já a Feira de Castelo Branco, situada entre as ruas Vitorino Alves Moitinho e Genaro de Carvalho, também foi completamente requalificada, numa intervenção que beneficiou quase 50 ambulantes. As melhorias contemplaram desde a colocação de cobertura e portões até iluminação, tomadas e espaço com pias para feirantes e clientes. A pavimentação ganhou piso granilite de alta resistência, além de rampas de acessibilidade.  

 

Em dezembro passado, o Mercado Modelo, outro equipamento gerido pela Semop, foi reinaugurado após passar por uma ampla recuperação estrutural, proporcionando instalações com mais conforto, acessibilidade e segurança para a população e para os 258 permissionários que atuam no local. O centenário cartão-postal de Salvador ganhou ainda uma galeria de arte inédita no subsolo, pavimento que reabriu ao público após 15 anos.   

 

Capacitação – O projeto Sou Salvador, voltado para a qualificação de ambulantes que atuam em regiões turísticas da cidade como Centro Histórico e orla marítima, beneficiou 1.380 profissionais em 2023. A iniciativa é mais uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento da economia do município, visando o crescimento sustentável do mercado informal.  

 

A capacitação é ofertada gratuitamente e envolve workshops e aulas com conteúdos nas áreas de marketing e vendas, hospitalidade/recepção e qualidade no atendimento, educação financeira, manipulação de alimentos e produtos, entre outras disciplinas.  

 

Outras ações – Para além do comércio popular, a Semop prosseguiu com outras iniciativas com a finalidade de garantir o ordenamento de Salvador em 2023. Através da operação Cidade Dez, Sucata Zero, a pasta fez a retirada de 949 carcaças de veículos abandonadas nas ruas. A estratégia tem colaborado para manutenção da saúde pública, pois, os mesmos restos inservíveis dos automóveis poderiam acumular focos de dengue, ratazanas e outros transmissores de doenças.  

 

Na área de iluminação pública, cerca de 8 mil novos pontos foram instalados em 2023. Além disso, 200 novos campos e quadras municipais ganharam iluminação em LED por meio do programa Clareou, é Gol!, e mais 50 pontos de ônibus ficaram mais luminosos através do programa Meu Ponto Iluminado.  

 

Já nas praias de Salvador, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) contabilizou 982 ocorrências, no trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga. Os agentes do órgão fizeram 113.366 ações preventivas, como orientação a banhistas e alerta de pontos com risco para afogamentos. Foram realizadas ainda 4.767 entregas de pulseiras para identificação de crianças nas praias durante o período.  

 

Próximas entregas – Para 2024, a Semop fará as inaugurações dos camelódromos em Sussuarana, Mata Escura e São Cristóvão, além de substituir barracas de chapa por quiosques em diversos locais, incluindo Narandiba, Largo do Retiro, Mata Escura e Pau da Lima, promovendo uma estética mais moderna e funcional aos trabalhadores.  

 

A pasta também projeta obras no camelódromo de Paripe, na Feirinha do Japão, na Liberdade, e na Feirinha de Tancredo Neves, ampliando ainda mais espaços públicos comerciais para a população. 



Reportagem: Thiago Souza/Secom PMS  

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
NOVA BAHIA 2024
NOVA BAHIA 2024

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS