Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Guarda Civil realiza mais de 28 mil atendimentos em 2023; confira balanço

  

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 


Ao completar 15 anos de atuação em 2023, a Guarda Civil Municipal (GCM) realizou mais de 28 mil atendimentos ao público e promoveu quase 13 mil ações de prevenção à violência em Salvador, representando um aumento de 81,7% e 33,7%, respectivamente, em comparação com o ano anterior. Estes são alguns dos destaques do balanço anual da instituição, que também registrou 892 ocorrências diversas, cerca de 1,5 mil animais resgatados e atuou em 182 casos de recuperação de fios de cobre roubados ou furtados na cidade. 

 

A instituição também ganhou novos desafios, como a intensificação das ações no Centro Histórico de Salvador através da atuação de mais 62 agentes, totalizando 100 guardas municipais, a partir da implantação do Distrito Centro Histórico. Além disso, deu início ao projeto de instalação de 300 câmeras de videomonitoramento em pontos turísticos de Salvador e acompanhadas por agentes diretamente da Central de Operações da GCM. 

 

“Novos desafios sempre nos impulsionam para grandes resultados, que nos fazem superar metas e objetivos a cada ano. Classifico o ano de 2023 como muito positivo para toda a instituição. Recebemos a missão para mudança da Diretoria de Segurança e Prevenção a Violência para o Centro Histórico, implantamos novas viaturas, equipamentos de monitoramento, o patrulhamento, revitalizamos a segurança do local e devolvemos a tranquilidade para o coração de Salvador”, avaliou o diretor da GCM, Maurício Lima. 

 

Outras atividades – A Banda de Música da Guarda Civil Municipal realizou 205 apresentações, promovendo a integração da GCM com a comunidade em diversos espaços públicos e instituições. As aulas de capoeira beneficiaram 138 alunos, enquanto as aulas de futevôlei envolveram 146 participantes. Cursos de defesa pessoal, incluindo um específico para a comunidade LGBT+, evidenciaram a preocupação com a diversidade e inclusão.  

 

A Guarda Civil Municipal também promoveu atividades físicas para a Melhor Idade, atendendo 5.176 alunos em 260 aulas distribuídas nos grupos de Santo Antônio Além do Carmo, San Martin e Pituba. Além disso, 381 idosos participaram de aulas de ginga na sede da instituição, na Avenida San Martin.  

 

As ações nas escolas também foram aperfeiçoadas com a disponibilização de viaturas para a Ronda Escolar, além da intensificação das palestras nas unidades de ensino. Foram 12 apresentações no total, beneficiando mais de 330 alunos.  

 

A instituição também promoveu 50 palestras sobre primeiros socorros para leigos, alcançando quase 500 pessoas, dentre funcionários de escolas e público em geral. Em 2023, o projeto Borboletas, de apoio à saúde mental, realizou 1.832 atendimentos. Outra atividade de proteção aos cidadãos é a identificação de crianças e pessoas com deficiência em grandes eventos e locais de grande circulação, com a distribuição de 19,5 mil pulseirinhas. 

 

“A cada ano surgem diferentes desafios e muitas vezes, de uma situação caótica, surgem novas oportunidades. Um cenário de dificuldades pode servir de convite para a gente se reinventar. Assim, dentre outras ações, em 2023 potencializamos a estrutura da Patrulha Escolar, com ampliação da frota, instalação de câmeras nos arredores das instituições de ensino e com a presença diuturna de nossos agentes, prevenindo situações de violência”, pontuou o inspetor-geral da GCM, Marcelo Silva. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS