Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Memorial Maria Odília tem visita guiada gratuita de terça a sexta

Foto: Bruno Concha/Secom PMS 


Entre as tantas opções de equipamentos culturais municipais localizados entre as Cidades Alta e Baixa, o Memorial Maria Odília se destaca por contar e homenagear a história da baiana e primeira médica negra do Brasil. Localizado na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), na Rua Miguel Calmon, 75, no Comércio, o espaço segue aberto para visitação pública, com visitas guiadas gratuitas de terça a sexta-feira, das 10h às 17h. É preciso fazer agendamento prévio através do site https://esps.saude.salvador.ba.gov.br/


 

A partir de um equipamento cultural em formato de árvore, como símbolo de ancestralidade, o visitante é convidado a conhecer e interagir com os fatos pertinentes à médica. No entorno da árvore foram dispostas telas, bem como ilustrações que representam as diferentes fases da vida da personagem, visando fortalecer os vínculos da imagem de Maria Odília com as lutas atuais, criando laços de identificação.  

 

A exposição permanente homenageia a história de coragem e superação da primeira médica negra do país. Maria Odília Teixeira nasceu em São Félix do Paraguaçu em 1884 e resolveu seguir os passos do pai, o médico José Teixeira. Também foi a primeira mulher a ser diplomada em Medicina no século XX, e a primeira professora negra da Faculdade de Medicina da Bahia. Faleceu em Salvador em 1970, deixando um legado de solidariedade e serviços prestados ao povo de Salvador.  

 

Visitação agendada – As visitas guiadas ao Memorial Maria Odília para o público externo iniciaram no último dia 3. O equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi inaugurado pela Prefeitura de Salvador em 15 de dezembro de 2023, 114 anos após Maria Odília formar-se no curso de Medicina. “O Memorial surge como forma de reparação histórica e reforço do poder feminino e negro, característicos da nossa cidade”, avaliou a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos.  

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS