Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Salvador passará a ter 3 mil vagas mensais para castração na rede municipal

 Foto: Bruno Concha/Secom PMS 


 

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis) e Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vai ampliar a capacidade de castrações gratuitas neste ano de 2024. Serão 1,4 mil novas vagas na rede municipal, através do fortalecimento das parcerias com as clínicas conveniadas Centervet da Graça e de Stella Maris, além das UPAs Brotas e Bonfim, que aumentarão a capacidade de atendimentos aos pets. 

 

No total, somando-se às 1,6 mil castrações mensais já asseguradas nos castramóveis, 3 mil vagas serão oferecidas no total. Para garantir o procedimento nesses locais, os interessados devem agendar exclusivamente via e-mail agendamento.dipa@gmail.com. A data de início da ampliação dos atendimentos será anunciada em breve. 

 

Já os agendamentos nos Castramóveis – que atualmente estão na sede da Guarda Municipal, na Avenida San Martin, e no Jardim Botânico, em São Marcos, são realizados apenas presencialmente nesses locais.  

 

No momento do atendimento, o responsável pelo animal deverá portar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador. Além disso, deve levar cartão de vacinação antirrábica do animal atualizado em até 1 ano. O animal só poderá realizar o procedimento caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, inclusive sem ter tomado água. 

 

Proteção – A titular da Secis, Marcelle Moraes, destaca que, durante o ano de 2023, mais de 21 mil castrações foram possibilitadas de forma gratuita em Salvador. “Com essa ampliação, vamos quase dobrar esse número em 2024, ou seja, estamos conseguindo cada vez mais cuidar dos nossos animais, prevenindo doenças, e controlando a natalidade dos pets. Esperamos que todas essas vagas sejam ocupadas e que os tutores sigam cuidando dos seus animais”, afirma. 

 

A diretora da Dipa, Michele Holanda, reforça que a castração é um procedimento essencial e benéfico, já que contribui positivamente com a saúde dos pets, prolongando a vida do animal e possibilitando o controle populacional. “Além de prevenir contra diversas doenças, a exemplo de tumores, câncer de mama nas cadelas ou gatas, a intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explica. 

 

Unidades de saúde – Os tutores também podem retirar as guias para castração nas unidades referências de saúde, com lista a ser conferida no site https://sustentabilidade.salvador.ba.gov.br/. Mais informações podem ser obtidas através da Dipa, no número (71) 3611-7365.  



Texto: Ascom/Secis 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS