Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

SALVADOR: Prefeitura entrega complexo esportivo e de lazer Raimundo Varela na Fazenda Grande IV

Fotos: Betto Jr./ Secom PMS



A Prefeitura de Salvador inaugurou neste domingo (25) o complexo esportivo e de lazer Raimundo Varela, na Fazenda Grande IV. O local, que conta com campo com grama sintética, quadra poliesportiva e uma ampla praça, homenageia o icônico comunicador, locutor e apresentador de TV que faleceu em setembro do ano passado aos 75 anos. 

A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis durante solenidade na rua Luís Martins Catharino Gordilho, ao lado de autoridades municipais e familiares de Varela. O investimento da gestão municipal foi de R$ 3,5 milhões na implantação dos equipamentos do complexo, que vai atender às demandas do bairro estimulando a prática esportiva e o convívio social.

“Fizemos uma verdadeira transformação nesse local. Quem vê a foto e compara como era antes e agora sabe o que estou falando. Eu fiz questão de percorrer todo o entorno para olhar nos olhos das pessoas e ver a alegria e a felicidade. Estes equipamentos esportivo e de lazer têm a capacidade de elevar a autoestima da comunidade”, destacou Bruno Reis, acrescentando que o complexo será o principal ponto de encontro dos moradores. 

“Esse equipamento vai fazer inclusão social através do esporte, que tem a capacidade de deixar os jovens longe das drogas e da criminalidade, além de transformar vidas. Tenho certeza que daqui vamos revelar craques", completou. 

Sobre Varela, o prefeito lembrou a trajetória do comunicador e disse que esta é a primeira de outras homenagens que serão feitas pela Prefeitura. "Varela, por muito tempo, foi a voz dos mais pobres dessa cidade, chamando a atenção das autoridades para os problemas. Uma inspiração de coragem e determinação para a gente seguir construindo uma cidade cada vez melhor", disse.

Equipamentos esportivos -  O campo com grama sintética tem cerca de 3,2 mil metros quadrados e possui arquibancada, enquanto que a quadra poliesportiva tem 593 metros quadrados. Os serviços no local foram executados pela Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

Devidamente padronizado para jogar bola com os amigos na manhã deste domingo, o ajudante de depósito Igor Barbosa, 31 anos, comemorou a requalificação do campo, que era de barro e estava degradado.  “É um sonho realizado. A comunidade ganhou muito com tudo isso. Éramos um bairro esquecido e hoje essa população está muito agradecida com essa obra enorme. Temos um grupo que ‘bate o baba’ todo domingo e feriado. São mais de 30 anos de tradição”, celebrou ele, revelando que os moradores apelidaram carinhosamente o campo de “Arena do Migué”.

Lazer - Já a nova praça construída no complexo Raimundo Varela tem entre os mobiliários esculturas em forma de pássaros em concreto, conjuntos de mesa para jogos e poltronas. O espaço ainda possui um vestiário e nove quiosques, sendo um deles destinado à comercialização de acarajé e os outros para lanches.

Além disso, a área é equipada com duas mesas, uma para partidas de futmesa e outra para ping-pong, além de parque infantil com uma Casa de Tarzan, balanço, escorregadeira, gangorra e conjunto de amarelinha. 

Para quem quiser deixar o sedentarismo de lado, o espaço ainda possui academia de saúde e de ginástica. Dentre os equipamentos estão simuladores de giro triplo, remada sentada, de cavalgada e de esquiador individual. Também há espaldar horizontal e vertical, uma prancha abdominal, uma barra paralela e uma barra de apoio. A obra foi concluída pela Companhia de Desenvolvimento Urbano (Desal).

Em relação à iluminação, na praça foram implantadas 68 luminárias em LED e 33 postes de fibra. No campo foram instalados 57 projetores em LED e nove postes de fibra.

Após entregar o complexo, Bruno Reis percorreu os equipamentos entregues e que já estão sendo utilizados pela população neste domingo. O chefe do Executivo municipal destacou que a Prefeitura entregou 406 praças e conta com outras 50 com obras em execução. Além disso, são mais de 35 campos com gramado sintético inaugurados pela atual gestão. 

Legado - Um dos filhos de Varela, Gel marcou presença na solenidade de inauguração do complexo de esporte e de lazer e agradeceu à Prefeitura pela obra, ressaltando o legado do pai como porta-voz do povo.  

“Um espaço como esse é um laboratório de vidas para o sucesso. É uma satisfação inenarrável porque meu pai, que veio do Subúrbio, foi um herói dessa trajetória, em vencer na vida profissional e pessoal, construindo um legado que hoje é referência nacional graças ao seu empenho. A maior virtude dele não era só a oratória, mas a força de trabalho e solidariedade em ajudar as pessoas e dar voz à comunidade”, disse.

Para Sheila Varela, viúva do comunicador baiano, a homenagem ressalta a importância do homem, apresentador e figura pública que era Raimundo Varela: “Acho que é uma conquista para a população, e o legado de Varela não morrerá porque ele foi extremamente de verdade, idôneo, pai de família e grande profissional de comunicação”

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS