Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

Elevação de temperaturas em Salvador já era esperada por conta do El Niño, aponta meteorologista do Inmet

Foto: Max Haack / Secom / PMS

De alguns meses para cá não se fala de outro assunto na capital baiana, a não ser do calor que tem incomodado muitos soteropolitanos, apesar de Salvador contar com uma ‘chuvinha’ aqui e ali, Essa “bipolaridade” de altas temperaturas mesmo com uma quantidade elevada de chuvas ocorre muito por conta do El Niño, fenômeno que eleva as temperaturas do Oceano Pacífico e gera o aquecimento anormal das águas, situação que causa desequilíbrio na quantidade de chuvas. 

De acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria, já era esperado que a influência do fenômeno elevasse os termômetros. “Essas temperaturas realmente estão acima da média, mas em muitos locais, como é o caso também de Salvador, não batemos nenhum recorde. Não tivemos aí nada que fugisse à normalidade do tempo, da condição das temperaturas durante o verão. Tivemos a maior temperatura verificada aqui em Salvador em janeiro, e foi de 36,2 graus. Apesar de estar todo mundo comentando do calor agora, nesse último mês, principalmente agora no mês de março. Mas a maior temperatura verificada na capital aconteceu em janeiro. O nosso recorde para o período é 37,1. Então, nós não batemos recorde”, afirmou a especialista destacando que as temperaturas têm ficado em torno de 33 e 34 graus nos dias mais quentes.

 

O Inmet constatou que, ao longo de fevereiro, a temperatura mínima média na capital baiana foi de 25,3°C (1,3°C superior à média climatológica da estação convencional, que é 24,0°C). A menor temperatura mínima do mês ocorreu no dia 12, com 21,2°C. Já a maior temperatura mínima foi de 26,4°C, registrada no dia 20. Já a temperatura máxima média foi de 31,3°C (0,2°C acima da média climatológica da estação convencional, que é 31,1°C). A maior temperatura máxima do mês foi de 33,8°C, no dia 16. Já a menor temperatura máxima foi de 28,1°C, em 20 de fevereiro. Confira os números das chuvas e o registro das temperaturas na capital baiana ao longo do mês de fevereiro:

Tabela de temperaturas de chuvas de fevereiro em Salvador | Foto: Inmet

 

Na análise de Cláudia Valéria, as temperaturas tiveram um leve aumento, não sendo nada de absurdo, e que a impressão de está muito calor é realmente fruto da famosa “sensação térmica”. “Todo ano, durante esse período, as pessoas acham que a temperatura está muito acima. Então, todos os anos que têm temperaturas um pouco acima da média, também há essa condição de ficar todo mundo realmente sentindo muito calor. O verão é o período mais quente. A gente tem três estações com a temperatura mais amena e, a partir de aí, quando vem a estação de verão, realmente passa essa sensação de maior calor. Claro, não estou dizendo que a gente não está num momento quente. Está, tanto está que tivemos aí todos os meses, dezembro, janeiro e fevereiro, com temperaturas acima da média. Mas, acima da média, em 1 grau, 1,5 grau que, de certa forma, não justifica essa sensação de que está realmente tão mais quente”, pontuou a meteorologista, destacando que a sensação térmica leva em consideração outros fatores, como umidade relativa do ar, vento e questões até pessoais como metabolismo, por exemplo.

 

CHUVAS

Quando o assunto é “o cacau caindo”, os medidores da estação meteorológica convencional de Salvador sinalizaram que o mês de fevereiro registrou um total de 332,5 milímetros (mm). Esse valor é 237% acima da média climatológica (1991-2020), que é de 98,7 mm, de acordo com o Inmet. Em todo o mês, ainda segundo dados do Inmet, foram registrados 13 dias com chuva superior ou igual a 1,0mm. Um dia a menos do que o verificado em 2023, quando foram 14 dias com chuva, com acumulado de 157,6 mm. O maior total diário de chuva do mês foi de 81,6mm, ocorrido no dia 12.


Informações Via Bahia Noticìas



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS