Últimas Notícias

É TÃO BOM. É SALVADOR
É TÃO BOM. É SALVADOR

II Festival de Forró de Riachão: além de cerca de 15 horas de música, evento terá oficinas, feira e mesa-redonda

 




_Totalmente gratuita, programação se divide entre os dias 30 e 31 de março_





 Não bastassem as cerca de 15 horas de música proporcionadas pelas mais de 30 atrações regionais e nacionais, o II Festival de Forró de Riachão do Jacuípe, realizado em 30 (sábado) e 31 (domingo) de março, também terá gratuitamente oficinas, feira de economia criativa e mesa-redonda — um verdadeiro programa para todos os públicos.


Em ambas as datas, o evento, que marca o protagonismo do município na promoção da cultura nordestina na Bahia, começa às 14h e toma parte da noite. A abertura, no sábado, será com um bate-papo na Creche Municipal: a mesa-redonda ‘Forró: Patrimônio Cultural Imaterial’. No mesmo local, haverá, em seguida, uma oficina de instrumento musical dedicada à sanfona, com os artistas Nonato Lima e Fabinho Salvador, referências no país.


Enquanto isso, na praça Landulfo Alves, terá início a Feira da Agricultura Familiar (Agrifam), com artesanato, gastronomia e cachaças. Para fechar a primeira parte da programação, mais oficinas — desta vez, na quadra local: Literatura Infantil e Poesia, com Zé Livrório; e Dança, com o grupo Forró Cabrueira.


Numa Kombi com biblioteca itinerante e palco móvel, Livrório, que é defensor e propagador da cultura nordestina, aproxima as crianças de suas raízes, valorizando as referências regionais com um repertório que passeia pelos principais ritmos da cultura regente dos nove estados do Nordeste.


A programação musical acontecerá no palco Balbino do Acordeon, a partir das 18h, com Quarteto de Luiz, banda que se inspira nas obras do Rei do Baião e de Dominguinhos. Na sequência, o anfitrião Del Feliz, embaixador do Forró, sobe ao palco e recebe como convidados o grupo de música infantil Pé de Lata e os cantores Piazito (Rio Grande do Sul) e Cristina Amaral (Pernambuco).


Também se apresentam os artistas Janayna Pereira (ex-Bicho de Pé), Waldonys, Zé Geraldo, Aduílio Mendes e Luiz Fidelis. Logo após, Del Feliz volta ao palco, com novos convidados: Rafael Argolo, Eugênio Cerqueira e Julinha. O primeiro dia é encerrado com a participação da banda Os Bambas do Nordeste, ao lado do cantor Elmo Carneiro.


*Programação no domingo —* No domingo, o Festival começa sob o embalo da ‘Marinete do Forró’, ônibus que transporta um grupo artístico de mulheres inspirado na Festa de Reis Roubado. A turma sai pelas ruas levando a história de forma lúdica e, de casa em casa, pergunta: ‘São João já passou por aqui?’.


No interior da marinete, vão a noiva e o sanfoneiro, responsável por animar as passageiras. Em alguns pontos ao longo da cidade, elas descem do veículo e fazem apresentações de cantigas de roda e danças tradicionais de São João. A praça Landulfo Alves, por sua vez, sedia a Oficina de Dança, mais uma vez comandada pelo Forró Cabrueira e, agora, ao som da baiana Emili Pinheiro. Lá, também haverá novamente a economia criativa da Agrifam.


O fole vai roncar a partir das 16h, quando Emili sobe ao palco Balbino do Acordeon. Indicada ao prêmio ‘Revelação Feminina’, do Festival Nacional Forró de Itaúnas, no Espírito Santo, ano passado, ela recebe os cantores Kelvin Diniz e Olivan Monteiro. A cantora será sucedida pelo ‘dono da casa’, Del Feliz, com apresentações solo e em conjunto com os convidados Diego Silva e Paulinha Oliveira.


Dorgival Dantas, Tato (Falamansa), Mestrinho e Adelmario Coelho abrilhantam ainda mais a noite, que também terá espaço para as participações de Liv Moraes, filha de Dominguinhos; Nonato Lima; e Jefinho Dias. Del Feliz volta ao palco acompanhado de Izabelly Diniz e Vinícius Marques, antes da última atração, Os Malvadinhos do Forró.


O II Festival de Forró de Riachão do Jacuípe é realizado pela Prefeitura Municipal, com produção da Enredo Produções, e tem patrocínio da Cateno e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC).


Mais informações estão disponíveis no perfil @festivaldeforroriachao no Instagram.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Câmara SAJ - 2024
Câmara SAJ - 2024
Campanha Salvador Capital Afro
Campanha Salvador Capital Afro
Jaguaripe
Jaguaripe

Veja mais notícias do Pirôpo News no Google Notícias
PIROPO NEWS GOOGLE NOTÍCIAS